Mercado food service estimula expansão da franquia Crepefy

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Mercado food service em constante crescimento estimula expansão de franquia de crepe na região centro-oeste

10/08/2024

A Crepefy, franquia de food service especializada em crepes, já inaugurou uma unidade no Mato Grosso e conta com seis unidades em implantação em Goiás e Brasília.

Embora os estados do Sudeste e Sul apresentam os melhores PIBs do país, se engana quem pensa que a região centro-oeste não é um bom lugar para investir.

Desde de 2021, a região tem mostrado crescimento, quando houve um aumento de 9,4% no número de unidades em relação ao ano anterior.

No primeiro trimestre deste ano, só o estado do Mato Grosso, registrou um aumento de 66,7% no faturamento de franquias, acumulando mais de 115 milhões de reais de receita.

Além disso, a região central do país conta com a terceira maior cidade do franchising, que é Brasília, apresentando o maior PIB per capita e consumo alto.

Goiânia também é uma boa opção, justamente pela logística facilitada pelas grandes rodovias da região, sendo um bom local para quem busca expandir ainda mais sua franquia.

A Crepefy começou a expansão em fevereiro deste ano como resposta a empresários interessados em abrir unidades no centro-oeste.

A primeira loja foi inaugurada em Sinop, cidade de 146 mil habitantes, localizada a 480 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Outras seis unidades estão sendo implantadas em cidades com diferentes perfis, que possuem população de dez mil até dois milhões de habitantes.

Mineiros (GO), Paraúna (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Brasília estão no radar de expansão e devem ser inauguradas de agosto a outubro deste ano.

Ao explicar os motivos para investir no centro-oeste, André Augusto, CEO e fundador da marca, conta que o público da região se adapta às novidades com facilidade.

“Na região centro-oeste identificamos que o público precisa ser aguçado primeiro a entender em poucas ações sobre a ‘novidade’ do crepe, porém depois que experimenta o público é o mais fiel do Brasil”, explica.

Para André, o fato de ter o público mais fiel do país, além da marca já ser conhecida principalmente nas regiões sudeste e sul, são uma grande vantagem para a franquia.

“Chegar na região com uma marca consolidada e com a expertise de penetração no mercado local é uma oportunidade,” diz ele.

 

Faturamento

A franquia que conta com 43 unidades abertas e já faturou mais de R$ 3 milhões, agora espera fortalecer a marca na região e estabelecer o crepe como referência até o final do ano.

“Com as várias inaugurações na região, nós estaremos muito fortes como marca e referência em crepe até o final de 2024, os franqueados que estão levando a marca para sua cidade na região agora vão nadar em um ‘mar azul’”, relata o CEO.

Alguns fatores são importantes para que o franqueado tenha um bom faturamento na região.

Entender o comportamento do público, ser claro na comunicação do produto, representar a marca e seguir as campanhas de marketing que a franqueadora lançar, são fundamentais para o negócio dar certo.

 

Perfil do franqueado

O modelo de investidores da franquia é bem variado, e conta com franqueados que já são empreendedores e outros que ainda estão iniciando no empreendedorismo, além de apresentar três modalidades de investimento, para que o empresário entenda qual negócio está mais relacionado com o seu perfil.

A rede também oferece canais de suporte desde as áreas mais simples até as mais complexas, como financeiro, marketing e comercial.

O franqueado conta com mentoria com o head de cada departamento e recebe o suporte que precisa para crescer seu negócio.

Para franqueados de primeira viagem, é importante assumir a responsabilidade, se aproximar da franqueadora, acompanhar o negócio de perto, participar dos treinamentos e ser criativo para que o negócio prospere.

 

A franquia

A Crepefy surgiu em 2022 na capital paulista e já conta com 43 lojas. São três modelos de negócio: o Eco Crepefy Container, o quiosque, e o store to go smart.

No Eco Crepefy Container, o franqueado investe a partir de R$ 75 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro, instalação e equipamentos.

A área mínima é a partir de 6 metros quadrados.

O empresário pode contratar de dois a quatro funcionários e o faturamento mensal pode chegar a R$ 40 mil.

O prazo para o retorno do investimento é de 9 a 18 meses.

No quiosque, o investimento inicial é de R$ 80 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro, instalação e equipamentos.

A área mínima é de seis metros quadrados e podem ser contratados de dois a quatro funcionários.

O faturamento mensal é de cerca de 35 mil reais, com prazo de 9 a 18 meses para o retorno.

Já no modelo Store to go smart, o franqueado pode atuar em uma área de 12 metros quadrados e contar com até quatro funcionários.

O investimento inicial é de R$ 80 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro, instalação e equipamentos.

O faturamento mensal pode chegar até R$ 40 mil e o prazo para o retorno do negócio é de 9 a 18 meses.

 

Fonte: Fatos&Ideias Comunicação

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