Geração Z prefere o franchising na hora de empreender

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Geração Z

Geração Z prefere o franchising na hora de empreender  

26/07/2024

Cresce em 10% o número de franquias adquiridas por jovens entre 18 e 24 anos  

Com desejo de rápida progressão na carreira, mas sem perder a qualidade de vida e o interesse por projetos pessoais.

Essas são as características que cercam os indivíduos da Geração Z, que compreende pessoas nascidas entre 1997 e 2010.

E para ir de encontro com todas essas buscas, muitos optam pelo empreendedorismo.

Não à toa, de acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo, o Brasil conta com oito milhões de jovens entre 18 e 24 anos à frente de seus próprios negócios.

E o franchising vem se destacando entre os mais jovens.

É o que aponta um levantamento recente divulgado pelo Grupo 300, Ecossistema de Alto Impacto, que registrou um aumento de 10% na aquisição de franquias por menores de 24 anos, pelo 2° ano consecutivo, seja diretamente ou com a participação dos pais.

É o caso da carioca Julia Andrade, 23 anos, que escolheu o segmento de educação – que cresceu mais de 9% no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) – para seu primeiro investimento.

“Eu era instrutora de inglês em algumas unidades da YES! Idiomas, não sabia nada sobre o mercado de franquias.

Quando comecei a estudar sobre, decidi que queria investir em uma rede consolidada que me desse total apoio antes, durante e depois da inauguração.

Então, em 2021, fui na feira da ABF conhecer algumas redes.

Minha intenção não era abrir uma escola de idiomas, mas em conversa com eles descobri que a marca poderia me proporcionar tudo o que eu desejava e, paralelo a isso, surgiu a oportunidade de adquirir a unidade do bairro vizinho ao que eu trabalhava.

Não pensei duas vezes”, conta.

A empresária acredita que o franchising é o melhor caminho para iniciar no empreendedorismo, pois ele oferece facilidade de abrir um negócio que já tem números comprovados, com o respaldo de uma rede que já possui o know-how do segmento.

Considerada uma geração exigente, não é qualquer rede que chama a atenção desses jovens.

Sai na frente quem entende os pré-requisitos da Geração Z.

“O suporte da franqueadora conta muito no processo.

Estudos nos mostram que a Geração Z prioriza os âmbitos pessoais e a qualidade de vida.

Quando a rede franqueadora oferece o apoio que eles precisam para conciliar a vida pessoal com os negócios, a parceria é firmada”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO da YES! Idiomas e Presidente da ABF Rio.

Outro setor que se destaca no franchising e chama a tenção da Geração Z é o de saúde, beleza e bem-estar.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o segmento ficou em 2º lugar no ranking dos que mais cresceram em 2013, apresentando um avanço de 17,5%.

E foi de olho nestes números que a Francisca Esther Melo, de 22 anos, apostou suas economias em uma rede de clínicas especializada em saúde, beleza e bem-estar – a Posê Beleza.

“O baixo índice de falência e a segurança de contar com um nome já consolidado no mercado, que conta com produtos e serviços de alta qualidade chamaram nossa atenção na hora de decidir onde empreender”, conta a franqueada, que vai inaugurar sua primeira unidade em julho, em São Luís do Maranhão e já pensa em expandir para mais franquias.

Do outro lado, os benefícios também são observados por parte da franqueadora.

De acordo com Karla Posê, à frente da rede, os jovens costumam ser mais flexíveis às mudanças e criativos na busca de soluções.

“A Geração Z é naturalmente inovadora, quando esse potencial é voltado para o lado profissional, os resultados são impressionantes.

Além disso, eles são altamente tecnológicos, o que ajuda a impulsionar o crescimento dos negócios”, explica a empresária.

Um outro setor que desperta a atenção é o de alimentação, de olho nesta vertente o jovem Pedro Passos de 20 anos, viu no franchising a solução para reerguer a família que se encontra em situação financeira difícil, principalmente após o falecimento de seu pai, que era o provedor da família.

Pedro inaugurou em 13 de junho de 2023 no Shopping Park Jacarepagua, Zona Oeste Carioca, uma unidade da rede de milkshakes Milky Moo.

“O setor de alimentação dispensa a sazonalidade e com uma boa gestão voltada a experiência do cliente consegue fidelizar clientes com facilidade” garante Pedro.

Para o futuro, o jovem planeja ter outras unidades da Milky Moo e também outros micros setores dentro da alimentação.

 

Fonte: Broto Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS