Conheça 4 franquias de monoproduto para investir

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
monoproduto

Conheça 4 franquias de monoproduto para investir a partir de R$ 80 mil

23/05/2024

Baixo custo, operação reduzida e logística simplificada estão entre os benefícios dos negócios que oferecem um único item

O mercado de franquias brasileiro tem se apresentado como um dos mais promissores para os investidores. Isso porque, segundo dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou cerca de R$ 240 bilhões, em 2023 – um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior.

No ranking das categorias que se destacaram, o pódio é liderado pelos negócios de alimentação, setor que movimentou mais de R$ 46 milhões, com um salto de 17,9% em relação a 2022.

Mas atuar na área do food service, seja como rede franqueadora, franqueado ou consultor gastronômico, não é uma tarefa fácil.

O segmento é recheado de desafios e imprevistos.

De olho em uma maneira de simplificar suas operações no setor de alimentação, marcas têm apostado em negócios especializados em monoprodutos, que prometem um custo reduzido de investimento inicial, assim como uma operação reduzida e logística simplificada.

“Percebo que investir em franquias de monoproduto se destaca como uma estratégia inteligente para empreendedores.

A simplicidade operacional é um dos maiores atrativos dessas franquias. Gerenciar um negócio que se concentra em um único produto ou serviço facilita significativamente a logística e a administração diária, eliminando a complexidade de múltiplas linhas de produtos” afirma Umberto Papera Filho, CEO da Wings Company, formatadora de franquias, sendo responsável pela expansão de grandes marcas como Reserva e TT Burger.

O especialista em formatação e expansão de franquias esclarece ainda que, ao apostar em um único produto, as marcas se especialização naquele nicho.

“Se uma rede só faz cookie artesanal, ela, naturalmente, vai dominar todas as nuances da produção ao marketing desse segmento, se tornando uma especialista.

Isso aflora não só a criatividade para releituras do seu produto, como também cria uma identidade forte e uma experiência individualizada para a sua rede”, acrescenta Papera Filho.

Já para a consultora de negócios gastronômicos Bianca Fraga, que atua há 12 anos como especialista no mercado de food service, o conceito de monoproduto ainda oferece uma grande vantagem comercial para a rede, em questões de negociação de insumos em larga escala.

“A negociação com os fornecedores se torna mais fácil com poucos ingredientes, pois os pedidos são em grandes escalas.

Outra vantagem de uma franquia de monoproduto é que o conceito é mais simples padronizar os produtos e reduzir fichas técnicas” esclarece a expert chancelada pelo iFood.

Ainda segundo a especialista em bares e restaurantes, outra vantagem do formato de monofranquia está na gestão de estoque.

“A gestão de estoque em franquias de monoproduto é facilitada, o que ajuda nos processos de controle, tornando-os mais simples, até mesmo na hora de criar novos produtos existe facilidade, pois a replicação é em cima da base já pronta”, explica.

 

Conheça abaixo 4 franquias especializados em monoproduto para investir a partir de R$ 80 mil:

 

1) American Cookies

Especializada em cookies artesanais, a American Cookies é uma marca brasiliense que conta com 57 unidades espalhadas por 11 estados brasileiros, distribuindo para os mesmos através de logística rodoviária terceirizada e própria.

Os Cookies de excepcional qualidade são o carro chefe da marca, que tem como característica marcante a simplicidade operacional no varejo e a forte identidade visual.

O investimento inicial de um quiosque é a partir de R$175 mil, com uma operação entre três e quatro funcionários e prevê um faturamento médio mensal entre R$ 50 e 120mil, diretamente relacionado â característica do Shopping onde se localiza.

Já o modelo de loja requer o investimento a partir de R$229 mil, entre 5 e 6 colaboradores e prevê um faturamento entre R$50 mil e R$150 mil.

Também está previsto o módulo (container) a partir de R$199 mil, com uma operação entre três e quatro funcionários e prevê um faturamento médio mensal entre R$ 50 e 100mil.

A previsão de retorno, independente da tipologia escolhida, é ente 18 e 24 meses para todos os formatos.

Raio-X American Cookies:

  • Investimento Inicial: Quiosque: a partir de R$ 175 mil / Loja: a partir de R$ 229 mil / Módulo (Container) a partir de R$ 199 mil (Taxa de Franquia e Estoque inicial já inclusos)
  • Faturamento médio mensal: Quiosque: de R$ 50 mil a R$ 120 mil, Loja: de R$ 50 mil a R$ 150 mil, Módulo (Container) entre R$ 50 e 100mil.
  • Lucro Previsto: 12 a 20% em todos os formatos
  • Previsão de Retorno: de 18 a 24 meses também para todos os formatos
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5% FPP: 2%

 

2) Milky Moo

A rede de milkshakes que mais cresce no Brasil, nasceu em Goiás e hoje já conta com mais de 350 lojas em operação espalhadas pelo país.

Com um modelo de negócio enxuto e de fácil operação e logística, a Milky Moo aposta em três formatos de franquias: quiosques, com investimento inicial de R$ 190 mil e faturamento médio mensal de R$ 70 mil; lojas de rua, com investimento de R$ 290 mil e faturamento médio mensal de R$80 mil; e loja de shopping, que requer investimento a partir de R$ 290 mil e faturamento médio mensal de R$100 mil.

A previsão de retorno é de 18 a 24 meses em todos os formatos.

Raio-X Milky Moo:

  • Investimento inicial: Quiosque:  R$ 190 mil; Loja de rua:  R$ 290 mil e Loja em shopping:  R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: Quiosque:  R$ 70 mil; Loja de rua:  R$ 80 mil e Loja em shopping:  R$ 100 mil
  • Lucro previsto: 15 a 20%
  • Previsão de retorno: 18 a 24 meses em todos os formatos
  • Prazo de contrato: 60 meses
  • Royalties: 4%

 

3) Najah Rão

Marca de comida árabe do Grupo Rão, holding que conta com 23 marcas no seu portfólio, a Najah Rão conta com 14 unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro.

No sistema de franchising desde 2019, a rede especializada em esfihas aposta em uma franquia enxuta e com logística simplificada.

Com investimento inicial de R$ 220 mil, uma operação da marca requer 40m² e 6 funcionários.

O faturamento médio mensal é de R$ 150 mil e a previsão de retorno é de até 24 meses.

Raio-X Najah Rão:

  • Investimento inicial:  R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: R$150 mil
  • Lucro previsto: 12% a 14%
  • Previsão de retorno: Até 2 anos
  • Prazo de contrato: 5 anos.
  • Royalties: 6%

 

4) Pizza do Rão

Famosa por oferecer pizzas quadradas, a Pizza do Rão é uma das redes mais consolidadas do Grupo Rão, holding que conta com 23 marcas no seu portfólio.

Com 35 lojas espalhadas por cinco estados brasileiros, inclusive em Portugal, a Pizza do Rão oferece uma operação enxuta com foco nas pizzas, que requer um investimento inicial de R$ 250 mil, com faturamento médio mensal de R$ 210 mil e previsão de retorno de até 24 meses.

Raio-X Pizza do Rão:

  • Investimento inicial: R$250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$210 mil
  • Lucro previsto: 10% a 14%
  • Previsão de retorno: Até 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 6%

 

 

Fonte: Broto Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS