Açaiteria inova com cremes exclusivos, qualidade e tecnologia

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Di Matteo Açaí

Açaiteria inova no mercado com cremes exclusivos e açaí com cupuaçu, com processo de qualidade padronizado e tecnologias de sistema inseridas no modelo de negócio

18/08/2024

A Di Matteo Açaí nasceu no interior de São Paulo e, com o sucesso de seus copos de açaí com cremes exclusivos, alcançou rápida expansão pela região sudeste, com 31 unidades franqueadas, em um faturamento estimado em R$70 mil mensal.

O açaí não é conhecido como “Ouro Roxo” à toa.

Seja pela sua riqueza nutricional ou de sabor, o fruto nativo da região amazônica conquistou não somente todo o território nacional como também vem expandindo seu sucesso para além das fronteiras.

Para se ter uma ideia, em 2023, no estado de São Paulo, o alimento entrou no top 10 dos itens mais pedidos por delivery, superando até mesmo a pizza, que não apareceu no ranking, conforme dados do iFood Brasil.

E, com um crescimento de 15% ao ano, seu consumo gera mais de 40 milhões de reais em receita para o país, segundo a Embrapa, sendo uma fonte de renda para muitos empreendedores.

Desta forma, para quem pretende investir no setor de alimentação, o açaí acaba sendo um produto com alto retorno, visto que tem procura o ano inteiro.

Outro ponto positivo é que não se trata de uma mercadoria trabalhosa, pois o preparo é rápido e prático.

Além disso, para quem está iniciando no ramo dos negócios, apostar em uma unidade de franquia pode acelerar o processo, visto que uma marca consolidada já tem seus clientes fidelizados.

A Di Matteo Açaí é um exemplo de como o açaí é um fruto para colher sucesso.

Fundada em 2020, no interior de São Paulo, em Jales, a empresa iniciou no Franchising em 2022.

De lá para cá, a rede já conta com 31 unidades franqueadas.

 

O início de tudo

Henrique Claudio Machado, fundador da Di Matteo, é quem está por trás de todo desenvolvimento e consolidação da marca.

Henrique começou a trabalhar aos 16 anos na Prefeitura Municipal, no setor de TI, mas sempre teve veia para o empreendedorismo.

Foi assim que, aos 19 anos, conseguiu entrar no ramo dos negócios, com sua primeira empresa, uma operadora de Telecom IP.

A Di Matteo nasceu na paixão de Henrique pelo fruto, o que o levou a desenhar todo o projeto, desde o dia zero, até tornar a marca importante na cidade, com propósitos e essência bem definidos.

Isso se traduz em oferecer um mix de experiência excepcional ao cliente, do atendimento a produtos diferenciados que unem sabor e qualidade.

 

O sucesso dos cremes exclusivos

Inovar no setor alimentício com um produto tão consolidado – e concorrido – como o Açaí não é fácil.

Sendo assim, todo diferencial é válido, e no caso da Di Matteo, isso é creditado ao seu saboroso açaí com cupuaçu e aos cremes de receitas exclusivas como adicionais, com destaque para o creme de Pistache da marca.

O Creme de Pistache Premium Di Matteo é uma marca registrada da Di Matteo, com receita idealizada por Henrique e implementada ao cardápio da inauguração da unidade matriz, em 2020, o que o torna um pioneiro na oferta deste produto como um adicional para açaí.

Trata-se de um segredo não revelado.

“Quanto aos outros cremes exclusivos, foram desenvolvidos por meio de pesquisas e parcerias com grandes indústrias, receitas de família seguindo padrões e inspirações na gastronomia italiana, sempre visando a experiência de sabor inigualável ao nosso cliente”, relata Henrique, CEO da empresa.

Os demais sabores exclusivos de cremes da Di Matteo são: Creme Ninho Gourmet, Nutella Branca, Creme Waffer com Trufa Branca, Creme Cookies de Ninho e Iogurte Grecco.

Hoje, estas receitas são compartilhadas com os franqueados da rede, que seguem à risca seus modos de preparo e, acima de tudo, utilizam apenas produtos de marcas homologadas.

 

Padrão de qualidade seguido à risca

A Di Matteo preza muito pela qualidade de seus produtos, por um serviço rápido e de excelência para entregar aos clientes uma experiência única no consumo de Açaí.

“Por isso, nós utilizamos, em nossa produção e receitas exclusivas, apenas produtos de alta qualidade e marcas renomadas do mercado.

Com isso, conseguimos nos destacar dos demais concorrentes, agindo sempre com transparência e respeito ao cliente.”

Para manter este nível de excelência, a Di Matteo aposta em uma metodologia de trabalho ao franqueado única no segmento.

Ela consiste em uma operação bem treinada com produtos altamente padronizados tal como a padronização na produção e preparação do açaí para o cliente final, com o uso de balanças de precisão nas linhas de produção.

Isso, além de garantir uma experiência com o mesmo padrão de qualidade, proporciona ao franqueado uma economia significativa, eliminando o desperdício de matéria prima.

Tudo isso é alinhado a um serviço rápido de montagem e entrega dos copos.

“O cliente escolhe o tamanho do copo e os adicionais de sua preferência, e os copos são montados por nossos colaboradores”, explica Machado.

Hoje, a rede atende com copos personalizados nos tamanhos de 300ml, 500ml e 700ml.

Os clientes, ainda, podem contar com a praticidade e comodidade de fazer o pedido por delivery, pelo app próprio da Di Matteo ou iFood.

 

Por que se tornar um franqueado Di Matteo?

O mercado consumidor de açaí, como já vimos, está em constante expansão.

Aliado a este crescimento, temos o mercado de franquias, que cresceu mais de 13% no ano de 2023, com um faturamento que supera R$62 bilhões, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Nesse, o setor de Alimentação foi um dos que apresentou a maior expansão, com crescimento de 17,5%.

A Di Matteo foi formatada como franqueadora para replicar seu modelo de negócio por meio de franqueados capacitados e treinados constantemente, visando fidelizar clientes e se tornar uma potência no aquecido mercado de alimentação.

Em apenas dois anos no franchising, ela acumula 18 unidades (contando com a matriz) distribuídas pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

E não para por aí. A rede está com 14 unidades vendidas em processo de implementação.

A projeção para este ano é um faturamento de, aproximadamente, R$ 13 milhões.

O modelo de negócio que a Di Matteo trabalha é o de loja de rua, que exige uma área de, no mínimo, 50m², e um valor total de investimento inicial de R$140 mil (taxa de franquia, capital de giro e instalação).

Atualmente, a rede está concentrada em uma expansão em espiral, partindo da região noroeste do Estado de São Paulo, mas não descarta a possibilidade de uma internacionalização da marca, em vista do crescente interesse pelo açaí no mercado internacional.

Quanto aos planos futuros a curto prazo, a rede já adianta que está trabalhando no lançamento do Gelato de Pistache e Granelato de Pistache.

Os novos produtos também incluem tapiocas, e adivinhe só o sabor exclusivo? Pistache, claro!

 

Sobre a Di Matteo Açaí

Fundada em Jales, no interior de São Paulo, em 2020, a Di Matteo Açaí entrou para o franchising em 2022.

Em apenas dois anos, ela conta, atualmente, com 31 unidades franqueadas espalhadas pelo estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A empresa estabeleceu sua presença com receitas de cremes exclusivos, com destaque para o Creme de Pistache Premium – sua marca registrada -, tornando-se pioneira na oferta destes produtos como acompanhamento no mercado de açaiteria.

O modelo de negócio da franquia é o Loja de Rua, com investimento inicial total a partir de R$140 mil, e prazo de retorno de 18 meses.

 

Fonte: Fatos&Ideias Comunicação

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