A força do food service nacional de Norte a Sul

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
franquias

Made in Brazil: a força do food service nacional em uma viagem gastronômica de Norte a Sul

26/05/2024

Conheça 5 redes de franquias que espalham a diversidade da culinária brasileira

O apetite dos brasileiros por experiências gastronômicas fora do lar tem apresentado um crescimento constante.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), em 2023 o setor teve um aumento de 0,5%, atingindo um valor de consumo de R$ 60 bilhões com refeições consumidas fora de casa.

Essa tendência reflete a riqueza e a diversidade da culinária brasileira, influenciada por uma vasta de culturas e tradições que se estendem de Norte a Sul do país.

Uma nação de sabores: a união da diversidade

O Brasil, com sua imensa variedade cultural, oferece um leque gastronômico tão amplo quanto seu território.

A possibilidade de saborear pratos do Norte no Sudeste, ou delícias do Sul no Nordeste, é um reflexo da mobilidade e miscigenação de culturas e sabores que o país promove.

Ser natural de uma determinada região não limita a vontade e curiosidade de explorar os sabores de outras partes do Brasil.

A pluralidade não apenas enriquece a experiência gastronômica do público, mas também cria oportunidade para que restaurantes se estabeleçam em estados e diferentes regiões, levando seus conceitos únicos de sabor.

Confira uma seleção de redes que oferecem pratos brasileiros que valorizam a cultura do país:

 

Espetto Carioca

O Espetto Carioca é uma rede de bares e restaurantes criada em 2011, na zona oeste do Rio de Janeiro, atualmente com 54 unidades presentes em cinco estados.

Fundada por Leandro Souza, que já foi considerado o “Rei dos Espetinhos” na capital fluminense, hoje espalha o lifestyle carioca pelo país, por meio de uma rede que oferece mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas.

No cardápio da rede, o churrasco é muito valorizado, e sem sombra de dúvidas, é um patrimônio cultural, a tábua mista do Espetto Carioca é composta por um mix dos espetos mais vendidos nas unidades, carne, frango e linguiça, e batata frita como acompanhamento.

São sete formatos de franquia, com opções de bar, quiosque e vending machine.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 241.767 no modelo Quiosque Bar (incluso taxa franquia)
  • Faturamento mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

 

10 PASTÉIS

Fundada em 1996, é a maior rede de pastéis do Brasil e, no cardápio, oferece um prato que, apesar da origem chinesa, é quase considerado um patrimônio nacional pelos brasileiros: O pastel!

A iguaria é feita com massa vegana, disponível nos sabores tradicional, pimenta e chocolate.

Pioneira na criação da borda recheada, a marca também comercializa pratos simples, panquecas e saladas.

Com 66 unidades em operação, a rede dispõe de cinco modelos de negócios, sendo eles loja de rua, loja de shopping, Havan (unidade instalada dentro de uma loja Havan), hiper (instalada em praças de alimentação de supermercados) e atacados e especial (encontradas em parques aquáticos e de diversões).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
  • Prazo de retorno: em até 24 meses

 

Borda & Lenha

Apesar da origem italiana, a pizza virou patrimônio nacional pela adaptação de preparo que ganhou no Brasil.

Afinal, a iguaria ‘abrasileirada’ é bem recheada e a criatividade na mistura de ingredientes possibilitou agradar todo tipo de paladar, não é mesmo?!

Pensando nisso, a Borda & Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil, oferece o prato preparado com massa artesanal e permite que o consumidor monte o sabor a partir de mais de 25 opções de toppings.

Operando no modelo de dark kitchen e retirada em balcão, a rede conta com 50 unidades em operação em todo o território nacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e instalação)
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
  • Prazo de retorno: em até 18 meses

 

Casa de Bolos

Maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, a rede oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que fazem parte da cultura do brasileiro, principalmente com aquele sabor de bolo feito em casa, na hora, pode proporcionar.

Por isso, a rede conta com um cardápio que inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, bolos recheados, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas, para todos os tipos de paladar nas mais de 500 unidades pelo país, nos seis modelos de negócios, com operações que podem funcionar em diversas localidades, como em ruas, centros comerciais, shoppings, estações e terminais de transporte público.

Para 2024, a rede pretende alcançar a marca de 600 lojas em todo o Brasil.

  • Investimento inicial: R$ 143 mil (incluso taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 57 mil
  • Prazo de retorno: em até 24 meses

 

Mais1

Fundada em 2019, a rede é uma das maiores de cafeterias do Brasil, e trabalha com uma paixão nacional: o café.

Do clássico coado ao café especial, a franquia oferece mais de 30 opções de bebidas quentes e geladas feitas a partir do grão especial, além de disponibilizar acompanhamentos doces e salgados importados da América Latina e da Europa, com um atendimento digitalizado e personalizado em todas as lojas distribuídas em 200 cidades do país.

Com modelos de negócios que prezam pela rapidez e conveniência, a franquia oferece opções para lojas de rua, shopping, containers e quiosques para chegar a 1000 lojas comercializadas até o final de 2024.

  • Investimento inicial: R$ 260 mil (incluso taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

 

Fonte: Markable Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS