31ª ABF Expo bate recorde e aponta tendências das franquias

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31ª ABF Expo

31ª ABF Expo bate recorde, alavanca negócios e aponta tendências das franquias

02/07/2024

• 31ª ABF Expo teve recorde de marcas expositoras (440), sendo 113 estreantes, e registrou uma elevada visitação superior a 65 mil

• Organização e expositores relatam volume de leads qualificados, visitantes mais preparados e predominância de empresários em busca de expandir e/ou diversificar negócios

• Dentre as tendências e novidades, destaque para economia circular, negócios de proximidade, construção, finanças & gestão, bem-estar e muita tecnologia aplicada ao franchising

São Paulo, julho de 2024 – Embalada pelo crescimento do setor no 1º trimestre de 2024 (+19,1%) e em 2023 (+13,8%) e pelo desejo de empreender do brasileiro (são mais de 90 milhões de empreendedores atuantes e em potencial no País), a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, encerrou nesse sábado (29/6) sua 31ª edição com um novo recorde: foram 440 marcas expositoras, sendo 113 estreantes. A visitação nos quatro dias do evento superou 65 mil.

A organização e expositores relatam que, neste ano, além de pessoas buscando seu primeiro negócio, houve uma maior presença de empresários já atuantes que buscam no franchising uma forma de expandir, diversificar ou até inovar em seus portfólios (incluindo aqui os multifranqueados).

A próxima edição da ABF Expo já está confirmada: será de 25 a 28 de junho de 2025, no Expo Center Norte, desta vez nos Pavilhões Branco e Verde, o que representa um acréscimo de área expositiva de mais de 2 mil m².

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Markets Latam, o evento ocorreu de 26 de junho a 29 de junho e contou com o patrocínio de CAIXA, Santander, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

A edição deste ano já iniciou com duas novidades importantes para o setor: uma parceria inédita da ABF com o Governo de Minas Gerais para promover e incentivar o franchising no estado e o lançamento de um estudo inédito ABF/Sebrae sobre o que pensam os empresários do setor.

Dentre as principais conclusões extraídas deste estudo referentes ao grupo Potencial Franqueado (público-alvo da feira), entre empreender sozinho ou ingressar numa rede, eles declararam que um dos principais motivos que os fizeram considerar o setor de franquias é o fato dele apresentar menor risco, pois já há um know-how estabelecido.

O estudo ABF/Sebrae revelou, ainda, que os potenciais franqueados estão mais criteriosos, o que pôde ser verificado também na ABF Expo 2024.

Eles pesquisam mais, visitam e conversam com outros franqueados da rede, dão preferência às marcas que mais crescem e têm mais operações.

Além disso, eles consideram na decisão do investimento os seguintes aspectos: retorno financeiro previsto; afinidade com o tipo de negócio; possibilidade de abrir o negócio em sua cidade, e se o modelo se encaixa no seu perfil.

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite,“a edição deste ano trouxe os ingredientes que fazem o sucesso do franchising brasileiro.

Empresários dispostos a investir, sejam iniciantes ou já com outros negócios, modelos de negócio formatados, marcas conhecidas e muita interação.

Chamou a atenção também a grande diversidade de modelos e nichos e o uso mais intensivo de tecnologia.

Não por acaso, os expositores do evento relatam que saíram com grandes oportunidades de negócios, o que deve incentivar ainda mais o desenvolvimento de nosso setor nos próximos meses”.

O diretor de Negócios da Informa, Hermano Pinto, ressalta:

“Notamos uma evolução tanto entre os visitantes, mais preparados e já com certa experiência em negócios, como entre os expositores, muitos deles já parte de grupos de marcas.

Entre os fornecedores, o desenvolvimento de soluções específicas para o franchising ganhou ainda mais força, especialmente nas áreas financeira, administrativa e de controladoria, o que junto a outros fornecedores, startups, pontos comerciais e instituições financeiras, consolidou um ecossistema completo no evento.

Ficou claro também as vantagens do contato presencial, com muita interação direta, networking e até contato com as lideranças das franquias almejadas”.

O visitante Cristiano Souza relatou:

“Sou de Santa Catarina e o que mais me chamou a atenção foi o atendimento das franquias. (…) a forma de abordagem, como tratam a gente como cliente, como futuro franqueado.

Fui superbem atendido e foi o que me chamou a atenção. Hoje eu opero na Bolsa de Valores e a gente diversifica nossos investimentos.

Então nós temos um grupo de investidores no qual fazemos a captação de investimentos e estamos aqui observando e buscando pelas melhores oportunidades.”

Já a visitante Edna Martins Barros disse:

“Vim de Minas Gerais e esta é a minha primeira vez no evento e está sendo uma experiência incrível. O que mais me chamou a atenção foram as marcas do segmento de Alimentação.

Trabalho com tinta e material de construção e também estou visitando franqueadoras desta área, que também vejo com boas perspectiva.”

A exemplo de anos anteriores, as celebridades também marcaram presença na 31ª ABF Franchising Expo.

Foram elas: Caito Maia (Chilli Beans), Carlos Massa – Ratinho (Água de Cheiro), Celso Portiolli (market4u), Flávia Alessandra e Otaviano Costa (Royal Face), Helô Pinheiro (Home Angels) e Ticiane Pinheiro (Ótima Center), Henrique Fogaça (Avant Franquias e Convex Jóias); Chris Pitangui, Geraldo Luiz, João Kléber, Luciana Gimenez, Marcello de Carvalho e Sônia Abraão (É Seguro), e Wanessa Camargo (PG&MP).

Tendências e novidades das franquias

Dentre as 440 marcas expositoras, se destacaram neste ano franquias na área de economia circular (aluguel de equipamentos, EPIs, motos, brinquedos, equipamentos médicos, carros por assinatura, brechó, reparo de faróis e economia regenerativa), construção (tintas, equipamentos e outros insumos), finanças (meios de pagamento, soluções financeiras e seguros), Bem-Estar (academias, spas, suplementos e cuidadores e odonto) e negócios de proximidade (mercado autônomos, cafés, vending machines etc.).

As farmácias também marcaram presença em várias leituras: tradicional, de manipulação, pet, com foco em beleza e com serviços associados.

Entre os nichos criativos, houve franquias de licitações, RH, mobilidade urbana elétrica, multas, portaria virtual, reparação predial, cliente oculto, ERP para varejo, brinques lúdicos e segurança patrimonial.

Segmentos já estabelecidos mostraram mais uma vez a sua força, como é o caso de franquias de lavanderia, estética, calçados, óticas, lojas de colchões e serviços administrativos.

Em Alimentação, além de grandes grupos de franquias, marcaram presença pizzarias, bares temáticos, produtos saudáveis, sorveterias e lojas de açaí.

Dentre as marcas tradicionais estreantes na feira, tivemos Clube Melissa e Dudalina; General Prime Burger e Cão Véio (Alimentação); A Fórmula, Anna Pegova e Pharmapele (Saúde, Beleza e Bem-Estar); Apolar e Verisure (Serviços e Outros Negócios).

Em termos de modelo, houve uma franquia especializada em store in store, se propondo a complementar o mix de lojas já existentes (franquias ou não) com acessórios e roupas.

Consideradas porta de entrada para o empreendedorismo e uma forma de democratizá-lo, as Microfranquias tiveram um espaço próprio também nesta edição da ABF Expo.

O local contou com a participação de 20 marcas com opções de investimento variando entre R$ 6,7 mil e R$ 132,5 mil, com destaque para agências de viagens e serviços variados, além de outras opções entre os demais expositores da Feira.

Entre os fornecedores, houve muitas soluções para gerenciar e digitalizar processos entre franqueadoras e franqueados, meios de pagamento específicos para o franchising, consultoria, geolocalização e até uma ferramenta com Inteligência Artificial para predição de resultados de franquias em determinadas regiões e pontos comerciais.

Capacitação e soluções

A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de 1.000 empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como: A Lei do Franchising 13.966/2019 da Teoria à Prática, Conceitos Chaves do Franchising, Liderança Contemporânea, Negociações, Passos para a Avaliação de Franquias a Potenciais Investidores, Entendendo o Contrato de Franquia, Intraempreendedorismo, entre outros temas.

Para Ivan Rizzo (FIA Business School), professor e coordenador do curso de MBA Franquias – fruto da parceria entre ABF e FIA –, analisar o mercado na prática é importante.

“Gosto muito de visitar a maior feira de franquias do mundo e pretendo me tornar um franqueado um dia.

A Arena do Conhecimento me fascina por concentrar em um único lugar todos os níveis de conhecimento.

É muito proveitoso para tirar todas as dúvidas dos mais variados perfis de visitantes, visto que, a partir do momento que você se torna franqueador, você se torna um educador”, afirmou.

“É minha primeira vez no evento. Achei as palestras interessantes e me agregaram muito. Muito se falou sobre conceitos básicos, questões jurídicas, o papel da liderança da mulher e o fomento do empreendedorismo nacional.

Trabalho com consultoria e dou treinamentos em franquias, me senti inspirada conhecendo o mundo do franchising mais perto”, contou Fabíola Soares (Qualylife Persona e Business Consulting Serviços e Consultoria Ltda.).

ABF Franchising Week 2024

Promovido de 24 a 26 de junho, o evento contou com a participação de mais de 3 mil pessoas (presencial e online), que acompanharam cerca de 40 palestras e painéis, ministrados por especialistas renomados do franchising e de outros setores.

Entre os palestrantes convidados, o evento contou com nomes como Martha Gabriel, Layla Vallias, Luciano Timm e Rob Price, detalhando, respectivamente, temas ligados a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos negócios, Economia Prateada, Direito e Economia, e Educação.

Reunindo nove eventos de conteúdo em um, a semana de imersão no setor de franquias contou, ainda, com a divulgação de três pesquisas inéditas: Setorial de Food Service, Educação e do Sebrae. Considerando as palestras da Arena do Conhecimento (26 a 29) e da ABF Franchising Week, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no setor em apenas uma semana.

Expositores da ABF Franchising Expo 2024 relatam bons resultados

As marcas participantes da 31ª ABF Expo ressaltaram, entre outros aspectos, a qualidade dos leads, a preparação prévia, a importância de estar na Feira e boas perspectivas para novos negócios.

ABF Seccional RJ
Clodoaldo Nascimento, como Presidente ABF RJ:

“A 31ª edição da ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo, foi um evento de grande relevância para o setor de franquias.

Como presidente da ABF seccional Rio, fiquei impressionado com a qualidade do público.

O evento proporcionou uma excelente oportunidade para networking e troca de experiências, com um fluxo constante de visitantes qualificados e investidores interessados em expandir suas operações.

A feira destacou a vitalidade do mercado de franquias, evidenciando novas tendências e inovações que certamente beneficiarão também a nossa região.

As conversas e conexões estabelecidas aqui abriram portas para futuras parcerias e reforçaram a importância de eventos como este para o fortalecimento e crescimento do setor de franquias no Brasil.”

Água de Cheiro
Olindo Jr. diretor geral

“Neste ano, nossas expectativas são muito positivas.

Recebemos um público engajado de diversas cidades e regiões onde planejamos expandir a Água de Cheiro.

Esperamos concretizar negócios que impulsionem significativamente nossa presença por todo o Brasil nos próximos meses e anos.

” Carlos Massa (Ratinho) “Agora eu sou sócio da Água de Cheiro e nós chegamos com tudo na ABF Expo 2024.

O nosso estande foi o ponto de encontro para quem busca inovação e qualidade.

Não perca essa chance de fazer parte dessa história de sucesso.”

Anjos Colchões & Sofás
Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás

“A feira proporcionou uma excelente plataforma para fortalecer nossa marca e ampliar nossa visibilidade.

A qualidade das visitas superou nossas expectativas, podemos reforçar nosso posicionamento no mercado.

E a receptividade do público e o feedback positivo que recebemos foram inspiradores e motivadores.

A nossa participação na ABF Expo foi extremamente positiva e nos deixou entusiasmados com as oportunidades futuras. Agradecemos a todos que visitaram nosso estande e contribuíram para o sucesso do evento.”

Antaris Franchising

“Ainda não foi possível fazer um balanço oficial, mas minha percepção pessoal é de que a feira teve menos público e nós tivemos menor número de leads em comparação a anos anteriores.

No entanto, em termos de potenciais investidores, conversamos com candidatos mais qualificados, principalmente para as marcas Johnny Rockets e Cuor di Crema, que são o foco de expansão da Antaris Franchising”, afirma o CEO da holding Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Apolar Imóveis
Michel Galiano, um dos diretores e conselheiro da Apolar Imóveis

“Em 2024, decidimos participar pela primeira vez da feira para que fosse um marco no processo decisório da expansão nacional.

E, além disso, encontramos oportunidades de networking muito relevantes, o que nos motivou a continuar no processo de franquia de forma correta.

Nossa meta junto à ABF é alcançar 200 pontos de atendimento e franquias em todo o Brasil.

Em julho, iniciaremos a expansão em Ribeirão Preto (SP) e, em breve, abrir nossa primeira unidade internacional em Assunção (PY)”

Balcão Urbano
Marcel Magalhães, diretor do Balcão Urbano

“A Feira nos surpreendeu positivamente esse ano pela qualidade dos visitantes do nosso estande. A nossa segunda participação rendeu mais de 600 interessados quentes e já reservamos a nossa participação para a ABF Expo 2025.

Mas, agora é nos preparar para a feira da ABF no Rio, que acontece em novembro.

Vamos levar para lá esse modelo único e disruptivo para o empreendedor de ‘1a viagem’ sem funcionários, baixo investimento e lucratividade acima do mercado.”

Bio Mundo
Alexandre Guerra, Diretor de Franquias da Bio Mundo

“Participar deste evento é fundamental para a Bio Mundo, pois representa nossa estratégia de expansão e fortalecimento da marca em todo o Brasil.

Estamos empenhados em mostrar nossas inovações no segmento e reforçar nosso compromisso com a saúde e bem-estar dos consumidores.

Este é um espaço valioso para impulsionar nosso crescimento, criar novas parcerias e consolidar nossa presença no mercado.

Acreditamos no potencial empreendedor de levar a Bio Mundo a todos os estados, promovendo um estilo de vida saudável para mais brasileiros.”

Bob’s
Antonio Detsi, diretor geral do Bob’s

“Foi uma grande honra ter participado de mais uma ABF Franchising Expo.

Este evento é muito importante no calendário do Bob’s, especialmente em um ano que celebramos 40 anos de franchising.

A feira é sempre uma boa oportunidade para conhecer futuros franqueados que querem crescer com a gente. Já estamos entusiasmados com novas oportunidades que virão.”

Buddha Spa
Patrícia Siebra, COO da rede

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados.

Em nosso estande tivemos um fluxo intenso de visitantes nos quatro dias da feira, oriundos de todas as regiões do país.

Segundo a executiva, o perfil do visitante foi muito aderente ao modelo de negócio da empresa.

Este fluxo diversificado converge com os nossos objetivos, que é levar ao conhecimento dos empreendedores das cinco regiões do país a nossa proposta.”

Casa Lúdica
Alana Gazaniga, pedagoga, CEO e fundadora da Casa Lúdica

“Participar pela primeira vez da ABF EXPO é a concretização de um sonho e a certeza de um futuro promissor.

Desde o primeiro dia, sentimos que tínhamos tomado a decisão certa em estarmos neste evento.

Nossas expectativas foram mais que superadas.

Saber que a nossa marca foi apresentada de forma tão assertiva nos faz refletir sobre nossa atuação no mercado, percebendo o quanto estamos trilhando o caminho certo e o quanto ainda podemos realizar.

Agradecemos por compartilhar nosso sonho em um evento tão grandioso como este, mostrando como o segmento infantil pode gerar negócios importantes, lucrativos e de sucesso dentro do franchising brasileiro e até mesmo no exterior”, conclui Alana Gazaniga, CEO e fundadora.

Calçados Bibi
Bernardo Vicenzo, coordenador de Expansão da Calçados Bibi

“Em relação ao ano passado, essa edição foi muito positiva.

Nós tivemos um fluxo expressivo em nosso estande, recebendo muitos visitantes com experiência de gestão, que contam com negócios próprios.

Vários candidatos também atuam com outras franquias e possuem experiência no segmento.

Recebemos leads qualificados, principalmente nos primeiros dois dias.

Nós triplicamos, ou seja, esse ano foi três vezes melhor em quantidade de leads que o ano passado.

Em relação às regiões mais procuradas, a que mais se destacou foi São Paulo, considerando cidades do interior, como Ribeirão Preto, Limeira, São José do Rio Preto e Araçatuba, com praticamente 70% dos nossos leads, além de outros com foco no Nordeste.

Graças ao plano de internacionalização da marca, também recebemos candidatos de Portugal, Chile, Venezuela, Colômbia e outros países.”

Chiquinho Sorvetes
Isaias Bernardes de Oliveira, presidente da Chiquinho Sorvetes

“Levamos aos novos empreendedores excelentes propostas e planos de negócio, cujo produto é consumido nacionalmente.

Além disso, quando apresentamos esse negócio, possibilitamos ao investidor a análise do nosso produto e mostramos que a nossa proposta é, e sempre será, uma excelente opção para seu investimento face a lucratividade obtida, dentro do mercado alimentício.

Além do público visitante, conseguimos nos aproximar mais de nossos franqueados, estreitando o relacionamento, já que muitos marcam presença na feira.

Quando apresentamos a solidez do Grupo CHQ e dos negócios, através do investimento obtido pela franqueadora, em um evento grandioso como a ABF Franchising Expo, realizamos muitas vendas e, por isso, a cada 10 franqueados, cinco voltam para investir em mais unidades. Surgem, assim, os multifranqueados.”

Di Santinni
Viviane Queiroz, head de expansão da marca

“Como estamos com uma meta de abrir mais 15 franquias no país inteiro até o final deste ano, nossa expectativa era ampliar nossa rede de contatos, em especial para conversar com franqueados no país inteiro que estariam pela ABF.

Estamos animados pelos retornos e exposição que conseguimos para a Di Santinni nesse período.”

Dona Help
Jéssica Ramalho, diretora de operações e fundadora da Dona Help

“Estamos fazendo o lançamento oficial da Dona Help na ABF Franchising Expo deste ano. É a nova marca que vai revolucionar o mercado de limpeza e conservação.

Durante o evento, nós estamos com condições imperdíveis para novos franqueados e investidores, como desconto na taxa de franquia e serviços exclusivos.

Um deles é a Helper Master, uma profissional de limpeza especialista que vai treinar a equipe do novo franqueado na cidade onde vai ser instalada a unidade da Dona Help.

Os dois primeiros dias de evento foram intensos e já superaram as nossas expectativas. O stand da Dona Help, localizado no setor de microfranquias, está sendo destaque e muito procurado pelos investidores.

Já atendemos mais de 250 pessoas e esperamos finalizar a feira com as 30 primeiras franquias da rede comercializadas e prontas para serem implementadas.”

Dudalina
Renata Viacava, head da Dudalina

“Posso afirmar que estar na ABF foi um movimento importante para a visibilidade do nosso projeto de expansão.

Sentimos uma receptividade muito grande por parte do público, não só em relação à captação de potenciais leads interessados no nosso negócio, como também de shoppings em que a marca ainda não está presente, o que pode gerar muitas oportunidades a médio prazo.”

Embracon
Fabio Prado, Diretor de Franquias da Embracon

“A feira superou as expectativas da Embracon em quantidade, mas principalmente em qualidade.

A presença significativa de investidores e visitantes de fora do estado foi particularmente benéfica para nossa marca em expansão.

Durante o evento, prospectamos potenciais 10 novos franqueados, evidenciando o interesse robusto no modelo de negócio da Embracon.

A meta da franqueadora para 2024 é totalizar 100 franquias comercializadas, sendo que 85 já foram pré-aprovadas e 50 estão em fase de implantação.

Portanto, o evento está sendo um canal comercial estratégico para a Embracon.”

Fábrica de Bolo Vó Alzira
Marcos Benutto, Gerente de Expansão da rede

“Foi engrandecedor participar de mais uma edição da ABF Expo Franchising. Estar nesse evento é essencial para nossa marca, o foco de expansão é São Paulo.

Tivemos muitos interessados em investir na franquia e acreditamos fechar novos e bons negócios depois da nossa participação na Feira.

Estamos muito otimistas para o segundo semestre.”

F.A Colchões
Luiz Castro, diretor de marketing da F.A Colchões

“A palavra que resume a ABF 2024 é aprendizado.

Nesse primeiro ano da F.A COLCHÕES, entendamos a dinâmica da maior feira de franquias do mundo, o público que deseja abrir uma franquia e os produtos que eles buscam.

Somos recém chegados ao universo do franshing, nós acabamos de abrir a 6ª unidade fraqueada e nossa expectativa é alcançar, até 2026, 50 franquias ativas.

Já estamos com boas expectativas para a ABF do ano que vem.

O público busca uma franquia com facilidades, e uma operação de colchões não é complexa de trabalhar.”

FarMelhor
Renan Reis, CEO da rede

“Nossa meta é abrir mais de 50 novas unidades em todo o país ainda este ano.”

Farma Conde
Éder Souza Luz, head de franquia da Farma Conde

“A participação da Farma Conde na ABF Expo superou todas as nossas expectativas. Tivemos alta procura de investidores pela nossa marca.

Com a experiência, a projeção é que a gente marque presença no próximo ano, mas, não apenas como expositores, como também enquanto drogaria, para que o público da feira faça uso dos nossos serviços.”

Franchising Group
Arthur Burlamaque, fundador da rede

“Este é o nosso quinto ano na feira, e sentimos que a procura pela FG se dá pela qualidade dos serviços que oferecemos, e também por referências, marcas que são clientes que estão expondo aqui na ABF, o que é muito gratificante, pois aqui, podemos receber pessoas de todo os lugares do país, que reconhecem a credibilidade de nossas soluções!”

Getnet
Tiago Savoy, Head de Franquias

“A edição desse ano superou todas as nossas expectativas.

ABF é um evento consolidado, mas mantém a capacidade de transformação a cada ano. Destacaria como foram fluidas as conexões entre marcas, fornecedores e público em geral. Realizamos mais de 50 reuniões com clientes e prospects.

O assunto mais presente foi como a tecnologia de banking e pagamentos pode impulsionar negócios e resultados.

Temos orgulho de ter a confiança da ABF e dos clientes para apoiar o empreendedorismo no Brasil e no mundo.”

Giraffas
Eduardo Guerra, diretor de Expansão e Novos Negócios do Giraffas

“A palavra que define a nossa participação na Expo ABF é satisfação. Falar sobre o sucesso de uma marca 100% nacional, que possui 43 anos de história, é uma enorme satisfação.

Este ano avaliamos que nossa participação foi ainda melhor. Recebemos muitas pessoas interessadas em ingressar no mundo do franchising.

Durante os 4 dias de evento, passaram pelo estande cerca de 2.500 visitantes.

O peso da nossa marca oferece não apenas um nome de sucesso, mas também o preparo necessário para instruir e acompanhar nossos franqueados, proporcionando capacitação, escuta e apoio contínuo.

Esse é o nosso diferencial no mercado, garantindo o crescimento e a sustentabilidade do negócio.”

Grupo Acolher e Cuidar Franchising
Estevan Oliveira, CEO e Fundador da Acolher e Cuidar

“Nos primeiros dias da feira vivenciamos uma experiência edificante. Pessoas altamente qualificadas e interessadas em investir passaram por nosso estande.

O público, especialmente do setor de saúde, atraiu diversos investidores alinhados ao nosso perfil (enfermeiros, médicos e etc).

A ABF 2024 se destacou como a feira mais qualificada em que participamos.

O fluxo constante de visitantes nos permitiu apresentar nossa marca e conceito de forma eficaz.

E o setor de micro franquias foi amplamente beneficiado pela organização da feira.

Em resumo, a ABF 2024 foi um marco para o setor de franquias, e estamos entusiasmados com as oportunidades que surgirão nos próximos meses.”

Grupo Impettus
Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus

“Fizemos um investimento de 30% a mais do que no último ano, que para nós já foi muito bom por sinal.

Nossa expectativa é a de 10 novos contratos oriundos da feira.

Neste ano, fizemos mídia direcionada, estruturamos nosso material para aumentar a capilaridade e alcance do tráfego.”

Grupo MoveEdu
André Gabriel, diretor de expansão do Grupo MoveEdu

“Observamos que no primeiro dia houve uma menor quantidade de pessoas, porém mais qualificadas.

Já no segundo dia, conseguimos captar mais leads, qualificados também.

No geral, estamos satisfeitos tanto com o fluxo de pessoas quanto com o perfil dos investidores.

A edição deste ano está muito bem-organizada.

Sobre o perfil dos interessados, recebemos mais pessoas que já são da área de negócios, não necessariamente atuam com franquia, como também profissionais que atuam no setor de educação.

E o melhor de tudo, são as pessoas que gerem o negócio, a educação e conhecem a marca.

Grande parte das oportunidades são para o estado de São Paulo, tanto capital quanto interior, enquanto um terço é voltada para outros estados.

Considerando outras feiras em que participamos, essa é a que mais tem potenciais franqueados de fora.”

Grupo Trigo (ASA Açaí, Spoleto, Gendai, China in Box, Koni)
Isabel Medeiros, diretora de Expansão e Gente e Cultura do Grupo Trigo

“Gostamos muito da participação do Grupo Trigo na feira deste ano.

Percebemos a presença de leads mais qualificados circulando no nosso estande, pessoas realmente interessadas em negociar e investir em uma das nossas franquias de restaurantes.

Mais de 55% das entrevistas que fizemos foram com perfis de investimento acima de R$400 mil, por exemplo.

Além disso, conversamos com candidatos de fora do Sudeste, como das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O plano pós-evento é entrar em contato com todos os candidatos cadastrados para agendar reuniões, entender melhor o perfil e concretizar bons negócios.”

Grupo Ultra
Marcel Gandra, sócio e diretor de expansão do Grupo Ultra

“Ficamos super entusiasmados pela qualidade do evento e notamos empreendedores qualificados nos quatro dias de exposição.

Nos chamou atenção a quantidade, a qualidade e o interesse dos possíveis investidores, vindos de todas as regiões do Brasil.

Fomos bem assertivos em trazer o modelo de negócio voltado ao sócio-investidor, que torna a possibilidade de negócio mais acessível, visto que uma barreira que enfrentamos é o aporte inicial das nossas franquias.

Se concretizados, os acordos iniciados na ABF, podem responder por até R$ 10 milhões em geração de novos negócios.”

Halipar
Ricardo José Alves, CEO da Halipar

“A participação da holding neste ano foi bastante satisfatória.

Recebemos um público realmente interessado em se aprofundar sobre o funcionamento de uma franquia e sobre os modelos de negócios das nossas marcas.

A cada ano, fica mais evidente a força do franchising nacional.

É um setor de credibilidade e oportunidades reais para diferentes perfis de empreendedores. Realizamos ótimas conversas com prospects, fornecedores e parceiros, que poderão trazer excelentes negócios para nós, além do prazer de poder trocar experiências com outros franqueadores.”

Havanna

“O mercado de franquias brasileiro continua em franca expansão; para Havanna foi muito importante voltar a ABF em 2024, fortalecendo nossa presença e comunicação dentro do segmento de franquias.

Tivemos um número expressivo de novos potenciais franqueados, de todas as regiões do Brasil e nas próximas semanas esperamos concluir novas negociações para mais de 40 novas operações Havanna.

Consideramos a ABF 2024 um sucesso para Havanna!”, disse Adriana Villela, diretora de expansão da Havanna no Brasil.

HBR Realty
Alexandre Nakano, CEO da HBR Realty

“A participação da HBR Realty na ABF Expo 2024 foi extremamente positiva e produtiva. Centenas de pessoas visitaram nosso estande, onde tivemos a oportunidade de apresentar nossos projetos, incluindo o ComVem e nossos quatro shoppings, para um público qualificado e interessado.

A feira proporcionou um espaço valioso e estabeleceu novos negócios e conexões estratégicas.

Recebemos feedbacks construtivos e elogios pelo nosso compromisso com a inovação e a conveniência, o que reforça nossa missão de oferecer soluções modernas e acessíveis. Saímos do evento ainda mais motivados para continuar expandindo nossa presença e impactando positivamente as comunidades onde atuamos.”

Hostly
Arthur Burlamaque, fundador da marca

“Já estou presente na Expo ABF há alguns anos com outras marcas, então tinha certeza que trazer a Hostly neste momento, após quatro anos no mercado, seria o ideal.

Tivemos interessados de muitas áreas do mercado, desde donos de imobiliárias e corretores, como também profissionais da área do turismo e proprietários de imóveis de locação.

Devemos converter certamente, 15 a 20 unidades franqueadas no Brasil das oportunidades aqui da feira!

A mercado respondeu muito bem, também por se tratar de uma micro franquia de menos de 25 mil reais.”

Jah
Diego Dutra, cofundador e head de expansão do Jah Franchising

“A participação na ABF Expo foi uma excelente oportunidade para apresentar nossos modelos de negócio, especialmente o novo Jah Coffee, que complementa nosso portfólio de forma inovadora.

A resposta positiva dos visitantes e investidores reforça nosso compromisso com a qualidade e a expansão contínua da rede.

Estamos entusiasmados com as perspectivas de crescimento e prontos para levar o Jah a novos patamares.”

LDP/Co. Food Franchise
Cesar Mazieiro, Diretor de operações

“A participação da LDP/Co. Food Franchise na ABF Expo 2024 foi muito gratificante.

Destacamos nossas três marcas principais: L’Entrecôte de Paris, General Prime e Gua.co, cada uma com seu posicionamento único no mercado.

Foi uma oportunidade incrível para fortalecer nossas marcas e nos apresentar para o mercado.

O feedback dos visitantes foi extremamente positivo, e conseguimos estabelecer contatos valiosos.

A feira superou nossas expectativas em termos de qualidade dos contatos realizados.

Estamos muito otimistas com a exposição realizada das nossas marcas e ansiosos para iniciar as novas parcerias e expandir ainda mais nossa presença no mercado brasileiro.”

Lebriju
Shirleine Diniz, executiva de Expansão de Franquias da Lebriju

“Este é o terceiro ano da Lebriju na ABF Expo Franchising e o segundo ano no mesmo local. Este ano, encontramos a feira especialmente interessante devido à qualidade dos contatos feitos.

Recebemos visitantes de todo o país que já conheciam nossa marca e reconheciam os benefícios de se tornar um franqueado no segmento de acessórios.

Isso foi fundamental para nós, pois recebemos leads de todas as regiões do Brasil.”

Mapa da Mina Acessórios
Marcos Pertile, sócio diretor da Mapa da Mina Acessórios

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados durante nossa participação na ABF Expo Franchising deste ano.

Foi um evento agressivo em termos de networking e negociações, onde conseguimos estabelecer conexões valiosas e identificar potenciais candidatos qualificados.

A presença da Mapa da Mina na feira fortalece nossa visibilidade como franquia em expansão, e também reforça nossa posição entre os principais players do mercado brasileiro.

Estamos confiantes de que esta exposição nos ajudará a alcançar nossos objetivos de expansão e captação de novos franqueados alinhados com nossa proposta de qualidade e inovação.”

market4u
Sandro Wuicik, sócio-fundador e Diretor Comercial do market4u

“Esse ano, identificamos que o público da feira era muito mais qualificado e percebemos que a maioria dos visitantes em nosso estande já chegaram conhecendo a marca e o modelo de negócio, de modo que pudemos focar mais em explicar questões relacionadas ao investimento e ao retorno.

Recebemos mais de 2300 visitantes durante os 4 dias de evento e realizamos o cadastro apenas de pessoas aptas para se tornarem franqueadas, que tinham a parte financeira e que se encaixavam no perfil dos nossos franqueados.

Já entramos em contato com essas pessoas de maneira personalizada por meio de ligação, WhatsApp e vídeo conferência e essa semana, a agenda do time comercial está lotada, então acredito que esse ano teremos um resultado ainda melhor que em 2023.”

Megamatte
Júlio Monteiro, CEO da Megamatte e vice-presidente ABF Rio

“A feira foi uma excelente oportunidade para nos conectarmos com futuros franqueados e fortalecer nossa presença no mercado.

Recebemos um público diversificado, incluindo interessados de outros países, como Peru e Argentina, o que mostra a importância da ABF Expo na América Latina.

Além de grandes empresas administradoras de centros comerciais, empresariais e shoppings interessadas em ter a Megamatte em seus espaços.

Estamos otimistas com a abertura de 20 novas lojas em São Paulo até o final do ano, e acreditamos que a feira desempenhou um papel crucial ao nos proporcionar novas conexões e aumentar a visibilidade da nossa marca.”

Milon
Edilson Gomes, gerente de Unidade de Negócios da Milon

“Esse ano nós estamos sentindo que o fluxo de pessoas está um pouco menor, mas a qualificação está melhor do que o ano passado, até mesmo pela qualidade das marcas que estão aqui.

Contabilizamos, em média, 40 leads qualificados.

Tenho visto muitos multifranqueados ou lojistas que estão querendo mudar de segmento ou até mesmo diversificar seus negócios.

Também recebemos oportunidades de interessados em abrir lojas da marca no interior e outras capitais.

Então, realmente esse perfil de investidor entende que faz sentido ter dois ou três segmentos diferentes de atuação, por conta de fatores como a diversificação de negócio e segurança. Recebemos candidatos do Sudeste e do Nordeste.

Verificamos que há um grande volume de pessoas que estão visitando a feira e que estão interessadas em abrir uma franquia.”

Mundo Verde
Leonardo de Assis, diretor de expansão e novos negócios da rede Mundo Verde

“A ABF Expo 24 foi um sucesso.

Conseguimos alcançar nossos objetivos de gerar leads qualificados, fortalecer a marca e conectar com potenciais investidores.

Tivemos mais de 500 investidores interessados no nosso negócio e as condições especiais de taxas foram um atrativo para gerar leads qualificados durante a feira.

Em resumo, tivemos uma participação muito expressiva este ano.”

Nathan’s Famous

“A ABF 2024 foi um divisor de águas para a Nathan’s Famous.

Nossa presença no evento não só reafirmou nossa força no mercado, mas também abriu portas para oportunidades valiosas de expansão,” afirma Ale Flit, CEO da Nathan’s Famous Brasil.

“Estamos entusiasmados com os resultados e ansiosos para transformar esses contatos em novas franquias que levarão a experiência Nathan’s Famous a novos horizontes.”

Nutty Bavarian
André Novaes Farias, COO da Nutty Bavarian

“Durante a feira da ABF, a Nutty Bavarian observou um número expressivo de interessados provenientes de São Paulo e de outras cidades do estado.

Embora nosso foco principal não fosse atrair esses públicos, notamos a presença significativa de empreendedores que já possuem negócios e buscam rendas complementares.

Esse perfil de visitante está alinhado com nosso modelo de microfranquias. Vemos, portanto, um grande potencial para fechar oportunidades com leads qualificados que atendem às necessidades de espaço e localização.”

N1 Chicken – ATW Delivery Brands
Sérgio Martins, Head de expansão da ATW

“Durante o evento, enviamos mais de 400 circulares de oferta de franquia, o que demonstra o crescente interesse pelas nossas marcas.

Além disso, tivemos o prazer de lançar a aquisição de uma grande marca, o que foi um sucesso.

Os planos para o ano de 2025 são aprimorar nossa estrutura para atender à demanda e oferecer ainda mais oportunidades de apresentação e expansão do nosso modelo de negócios.”

Óticas Diniz
Claudia Valerio, diretora de operações e expansão das Óticas Diniz

“A ABF Expo Franchising foi uma oportunidade para reforçarmos nosso papel de liderança no setor de franquias ópticas.

Apresentamos nossos modelos de negócios, novidades, e conhecemos potenciais investidores alinhados com nossa visão e compromisso com a excelência em saúde visual.

Estamos muito otimistas com os resultados da feira e com as perspectivas de expansão futuras.

Esta edição do evento nos permitiu consolidar ainda mais nossa marca e abrir novas portas para parcerias que impulsionam nosso crescimento de maneira orgânica.”

ORTHOPRIDE
Depoimento – Richard Magrath COO e sócio da Orthopride

“Considero a nossa primeira participação na feira já histórica ,com excelente movimentação no estande, uma ativação diferenciada de marca.

Foram centenas de cadastros, com parte desse volume já convertido em Circular de Oferta de Franquia.

Público interessado, qualificado e questionador.

Sem dúvida, a presença na feira da ABF se configura um motor importante para o nosso crescimento nos próximos 12 a 24 meses”, afirma Richard Magrath, COO e sócio do grupo Orthopride.

Prohouse Colchões
Thariel Manteiga, CEO da Prohouse

“Estreamos com grande entusiasmo na ABF Expo 2024 como expositores.

A Feira nos proporcionou uma plataforma excepcional para destacar nosso compromisso com a inovação e excelência no suporte às franquias.

Além disso, pudemos apresentar nossas soluções no segmento de colchões e bases box.

A recepção calorosa e o interesse demonstrado pelos visitantes superaram nossas expectativas.

Foi inspirador ver como o público valoriza tanto a inovação quanto o suporte personalizado que oferecemos.

Participar da ABF Franchising Expo nos permitiu estabelecer conexões estratégicas com líderes do setor, compartilhar insights e experiências e fortalecer parcerias que certamente abrirão novas oportunidades no mercado de franquias.

Estamos comprometidos em continuar contribuindo para o avanço do franchising no Brasil e ansiosos para as próximas edições do evento.”

Rede iGUi

“A Feira foi incrível para a Rede iGUi.

O estande foi bastante visitado todos os dias, recebendo um público qualificado, bem-informado e a Rede captou muitos leads com potencial de fechar negócio, seja com a TRATABEM, Splash ou iGUi, três das marcas presentes na Feira.

Nesta edição 2024 da ABF Expo, a Rede IGUi teve uma participação histórica, com uma intensa programação durante os quatro dias do evento.

A franqueadora trouxe, pela primeira vez, por exemplo, uma caravana com 56 empresários de São José do Rio Preto e região, que é um polo do franchising brasileiro.

Além disso, a Rede trouxe duas vans em dias diferentes com profissionais de arquitetura e de construtoras de São Paulo e região, recebidos no estande pela equipe de Arquitetura e de máster franqueados da iGUi, que atenderam, ainda, arquitetos e outros profissionais de construtoras que não integraram as vans e tinham horários pré-agendados.

O estande da Rede contou também com a presença de um técnico que simulou os serviços de limpeza da TRATABEM na piscina instalada, de influencers, como o piscineiro Rhuan Félix, e houve, ainda, um bate-papo com Luciana Ogawa e André Cerol, arquitetos e autores do livro

A arquitetura de cada um, e que conta parte da trajetória de Filipe Sisson, fundador e CEO, e da iGUi.”

S4F
Peterson Valença, Gerente de Marketing da S4F

“Ficamos muito felizes com a aceitação do público no evento.

O modelo de assinatura de veículos ainda é uma novidade para muitos brasileiros, e isso fez despertar ainda mais a curiosidade do público.

Durante a feira recebemos centenas de pessoas interessadas em saber mais como funciona o nosso modelo de negócio e o quão lucrativo ele pode ser.

Saímos de lá otimistas e com uma série de reuniões agendadas ao longo dos próximos dias, com boas perspectivas.”

Sebrae
Karen Sitta, analista da Acesso a Mercados do Sebrae

“A participação do Sebrae, com as 20 marcas apoiadas pela instituição, foi extremamente positiva, em meio a tantos atendimentos que fizemos com a nossa jornada de conhecimento, além de proporcionar aos empresários a prospecção de futuros clientes, parceiros, fornecedores.

Fomentar essa rede de contatos, que se transformam em negócios, com abertura de mercados, está no centro da estratégia do Sebrae.”

SMZTO
Bruno Semenzato, CEO da SMZTO

“Todos os gerentes de expansão comentaram que este ano a qualificação do público estava bem melhor que 2023. Ainda estou aguardando o retorno de algumas marcas, mas devemos ficar próximos a um total de 400 leads.

Estamos confiantes que vão sair bons negócios dali.”

Solarprime
Caio Andrade, gerente de expansão da rede Solarprime

“Pudemos mostrar todo o know how da Solarprime no mercado de franchising em energia solar para um público bem abrangente que busca entender mais sobre como funciona o franchising, os investimentos que precisa fazer, qual segmento vale mais a pena, etc.

Além disso, é importante destacar a participação de um dos sócios fundadores da empresa Agnaldo Marques no ABF Franchising Week, o que demonstra que a ABF Expo é um espaço muito rico para disseminação do conhecimento sobre o franchising brasileiro.”

Terça da Serra
Pedro Moraes, CFO da Terça da Serra

“A cada participação na maior feira de franchising do mundo, somos surpreendidos por experiências incríveis e gratificantes.

Este ano, tivemos a oportunidade de nos conectar com muitas pessoas interessadas no nosso modelo de negócio e no compromisso com o cuidado de qualidade aos idosos.

Ver nosso estande cheio de visitantes, trocar ideias e compartilhar nossas inovações reforçou a certeza de que estamos fazendo a diferença na vida de muitas famílias.

Estamos entusiasmados com as novas parcerias e oportunidades que surgirão a partir desta participação.”

The Best Açaí
Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí

“A feira para nós foi inacreditável, muito forte.

Tínhamos uma campanha de 100 prospects durante o mês de junho, e aqui na feira conseguimos atingir nossa meta.

A receptividade do público foi maravilhosa, com muitos elogios sobre o nosso produto e modelo de negócios, especialmente com o lançamento da expansão para a Bahia e também novo modelo de loja em contêiner.

Trazer franqueados da rede foi também muito elogiado, pois as pessoas sentiam-se mais confortáveis ao conversar com eles e ver que o negócio é realmente bom, receber essa credibilidade daquilo que falamos com eles.

Sabemos que com certeza, mais do que mostrar nossas franquias, apresentamos nosso produto para pessoas que não conheciam e agora virarão clientes, foi ótimo.”

Totvs
Claudio Cordeiro, diretor de produtos para Food Service da Totvs

“Estamos muito felizes com nossa participação na ABF Franchising Expo 2024.

O evento nos proporcionou uma excelente oportunidade para apresentar nosso portfólio de soluções, gerar conversas e relacionamento com o público.

Além disso, a troca de experiências com outros expositores e a atualização sobre as últimas tendências do mercado são pontos importantes para nortear nossas perspectivas de mercado.”

Touareg Corretora de Seguros
André Costa, diretor executivo da Touareg Corretora de Seguros

“Pelo sexto ano consecutivo, a Touareg Corretora de Seguros participa da ABF Franchising Expo fortalecendo ainda mais a marca no ecossistema de franquias, trocando experiências valiosas com outros expositores e interagindo com uma grande quantidade de interessados em empreender.

Nossa equipe não só captou tendências e colheu inputs de especialistas e outros franqueadores, mas também deu início a várias e promissoras perspectivas de negócios.

Em um mundo cada vez mais imediato e conectado, destacamos o excelente custo-benefício de uma franquia de Corretora de Seguros, as vantagens de ser franqueado de uma marca forte com acesso aos melhores produtos e serviços, e a expertise necessária para preparar futuros empreendedores a oferecer soluções que realmente façam a diferença.

O mercado de franquias de Corretor de Seguros possui um potencial de expansão significativo e estamos entusiasmados com as oportunidades que surgirão.”

Unhas Cariocas/Escova Express
Mauricio Cesar, CEO do Grupo Unhas Cariocas

“A feira deste ano foi excelente, mantendo o mesmo nível de qualidade e sucesso da edição do ano passado.

Foi uma oportunidade única de expansão tanto para a Unhas Cariocas quanto para a Escova Express.

Pudemos apresentar nossas novas tendências e técnicas, conquistando novos clientes e fortalecendo a marca no mercado.

A presença de ambos os negócios na feira reforçou suas posições de liderança e abriu portas para novas parcerias e oportunidades de crescimento.”

Verisure
Rodrigo Abbud, Head de Canais Indiretos da Verisure

“Consideramos a participação da Verisure na ABF Franchising Expo um grande sucesso! Escolhemos o evento para lançar o novo modelo de negócio da empresa pela representatividade da feira no setor.

Participar da feira pela primeira vez foi crucial para aumentar a visibilidade da marca.

Além disso, tivemos a oportunidade de conversar com potenciais franqueados de diversas regiões do Brasil.”

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro.

O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil.

Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores.

Atualmente com mais de 1.400 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor.

O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.

A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acesse o site.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer.

Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros.

Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Para mais informações, visite o site.

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