13 mulheres que se destacam no Franchising

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13 mulheres que se destacam no Franchising

05/09/2024

A participação feminina no mercado de franquias cresceu significativamente nos últimos anos, segundo estudo da ABF

As mulheres estão dominando o setor de franquias no Brasil.

Segundo o mais recente estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a participação feminina nas redes franqueadoras cresceu significativamente, passando de 46% para 57% entre 2015 e 2024.

Essa ascensão também é evidente nas operações franqueadas, onde as mulheres agora representam 51% dos postos de trabalho.

“O franchising oferece um caminho mais estruturado e acessível para empreendedores de todos os perfis, o que é particularmente vantajoso para mulheres que buscam equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais”, destaca Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF.

O levantamento evidencia o avanço das mulheres em cargos de liderança e a crescente profissionalização do setor.

Abaixo, seguem 13 mulheres que se destacam no segmento e ocupam posições como franqueadas, gestoras, conselheiras e diretoras.

Cada uma delas representa um exemplo de superação e profissionalismo, que contribui ativamente para o crescimento e a inovação no setor de franquias.

 

Água Doce Sabores do Brasil

Diretora regional de uma empresa varejista, Sueli Souza, de 52 anos, não tinha pretensão de administrar um negócio próprio.

Ao conhecer a atual sócia, Angela Esteves, em um curso de MBA na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, descobriu sobre a marca Água Doce Sabores do Brasil e sua culinária.

Com a amizade fluindo, Angela a convidou para investir em uma operação da rede de franquias.

No começo, segundo Sueli, o objetivo era só ter um investimento e independência financeira, aliando o negócio ao trabalho CLT.

Foi então que as duas abriram a Água Doce de Jaú, também no estado paulista, em 2010.

Em um golpe do destino, e empreendedora precisava de uma ajuda no restaurante e recorreu à Sueli, que prestou o apoio durante o funcionamento da casa.

A partir deste dia, a empresária não saiu mais de dentro da operação.

Pediu demissão da empresa varejista em que atuava e decidiu se dedicar 100% ao negócio, que após seis meses de sua dedicação, teve crescimento positivo, chamando atenção da franqueadora, que sugeriu a abertura do segundo restaurante, localizado em Limeira.

Em 2016, as duas inauguravam a unidade, sendo uma das poucas dentro da rede a ter mais de uma operação.

“Nunca pensei que iria viver para o meu negócio.

No início, a intenção era ter um investimento para conquistar a independência financeira que buscava.

Hoje, não me vejo sem a Água Doce, que me proporcionou o que eu almejava e me deu um propósito de vida, tanto pessoal quanto profissional”.

 

Calçados Bibi

Há mais de 75 no mercado, a Calçados Bibi está com a terceira geração no comando e tem Andrea Kohlrausch como presidente.

Além disso, a rede conta com 75 franqueados no Brasil, sendo que 62 tem participação acionária de mulheres, que correspondem a 84% de gestão feminina no negócio.

Um exemplo é a franqueada da Calçados Bibi desde 2010, Daniella Maia Tavares, de 41 anos, que decidiu empreender com o apoio do marido, que também é empresário do setor calçadista em Maceió, Alagoas.

Após a chegada da segunda filha, Daniella optou pelo empreendedorismo para conseguir aliar as demandas como mãe e profissional.

Do setor comercial de uma emissora de TV da cidade para dona do seu próprio negócio, a empresária ampliou a oferta de calçados infantis de qualidade na capital alagoana em 2016, com a abertura da segunda loja Bibi na região.

Com essa inauguração, Daniella inovou dentro da rede, com a primeira operação em um ponto de rua, localizada na praia de Ponta Verde, sendo modelo para a franquia por muitos anos.

Atualmente franqueada de outra marca calçadista, a empresária deu um passo dentro da maior rede de calçados infantis do Brasil, com a implantação de mais uma unidade em Maceió.

Aberta em dezembro de 2023, a operação chegou para suprir a demanda dos moradores locais por um estabelecimento exclusivo com produtos fisiológicos, que tem como objetivo proporcionar às crianças um desenvolvimento natural e saudável.

 

Divino Fogão

Reconhecida por oferecer comida inspirada na fazenda, atualmente o Divino Fogão possui 154 franqueados na rede, sendo que 55 deles são mulheres comandando os restaurantes da marca.

Na rede há seis anos, Tatiana de Oliveira Alexandrowitsch, de 46 anos, já tinha uma proximidade com o Divino Fogão devido à sua família.

A mãe, Maria Rita de Cássia da Paixão, faz parte da marca há 23 anos, se tornando franqueada há 11 anos, e a irmã, Tabata Paixão Oliveira Fontes, também atua como proprietária de uma operação da franquia há, aproximadamente, 12 anos.

Ambas as operações estão localizadas em São Paulo. Após passar por um momento delicado em sua vida, Oliveira teve uma virada de chave e enxergou que precisava ter uma realização em sua jornada profissional.

Foi desta forma que surgiu a vontade e a oportunidade de investir no próprio negócio e ingressar como franqueada no Divino Fogão.

Atualmente, a empresária administra três restaurantes da rede, localizados no estado paulista.

“Acredito que sendo mulher, consigo ter mais cuidado, atenção aos detalhes e no tato com os funcionários.

Muitas vezes, nossa intuição nos ajuda no direcionamento do negócio.

Hoje, a maioria dos colaboradores são do gênero feminino e percebo que as mulheres estão mais ativas no mercado de trabalho”, diz.

A empresária conta que o sucesso da sua empreitada e também o da sua irmã foi graças à sua mãe, que batalhou sozinha para criar as filhas.

“Minha mãe é um exemplo para nós.

Com ela aprendemos muitos valores que levamos para dentro do nosso negócio.

Tenho certeza de que todo o êxito que conquistamos é devido à nossa criação e a inspiração que tivemos dentro de casa”, conclui.

Ensina Mais Turma da Mônica

Marca do Grupo MoveEdu, a Ensina Mais Turma da Mônica tem 93 franqueados, com a grande maioria, 76 deles, sendo mulheres a frente das escolas.

Um dos casos é o de Bárbara Letícia Basso, de 45 anos, que é franqueada da marca, além de ser jornalista e pedagoga de formação.

Líder de revendas de cosméticos em sua cidade, Ijuí (RS), Bárbara trabalhou em escolas particulares por anos após se dedicar a ser mãe de forma integral.

“Me formei em Jornalismo, mas me encontrei profissionalmente quando cursei Pedagogia.

Já dei aulas particulares e, durante a pandemia, fui amadurecendo a ideia de tirar um sonho da gaveta, que era ter uma escola da Ensina Mais Turma da Mônica.

Sou franqueada desde 2021 e resolvi investir no segmento de franchising por ser um negócio confiável e com metodologia já testada, além de ser uma empresa reconhecida no mercado”, comenta.

Para o futuro, Bárbara conta que planeja levar sua unidade além.

“Tenho uma escola, participo do Conselho de Franqueados e auxílio na expansão para o Rio Grande do Sul.

Pretendo ganhar mais prêmios dentro da franqueadora pela performance da minha operação, expandir e seguir buscando possíveis investidores para o Estado.”

 

iGUi

Com 25 anos de experiência em franchising, Lilian Marques é a Diretora-Executiva e de Expansão da Rede iGUi – a maior produtora e comercializadora global de piscinas pré-fabricadas – e está com a marca há quase dez anos.

Na época em que foi contratada como Executiva de Expansão, Lilian fazia parte apenas do departamento da TRATABEM, outra marca da iGUi voltada ao cuidado com piscinas, mas logo começou a ganhar reconhecimento por meio de suas habilidades na área e desempenho em equipe.

Atualmente, ela trabalha como Diretora de Expansão em todas as marcas da Rede, além de cuidar de grandes eventos, vendas e auxiliar franqueados.

“Eu trabalho muito a gestão colaborativa, então, a equipe toda tem opinião fundamental em todos os projetos, todos os alinhamentos que eu faço.

Eu trabalho muito em conjunto, não só com a equipe mas com outros departamentos.

Acredito que assim a gente consegue agregar e ver o que é melhor sempre”, conta Lilian.

E completa:

“Para mulheres que queiram ocupar posições de liderança, minha principal sugestão é estudar.

Eu tenho três faculdades, duas pós-graduações e estou sempre estudando, sempre fazendo curso, sempre me aprimorando.

Estar nesse cargo é de uma importância sem tamanho porque sempre foi um sonho e isso fez com que eu trabalhasse cada vez mais e feliz.”

 

Microlins

Considerada a maior rede de ensino profissionalizante do Brasil, a Microlins conta hoje com mais de 450 franqueados, em que 45% são mulheres operando escolas da marca.

Samara de Oliveira, de 38 anos, é empresária e franqueada da Microlins desde 2011.

Quando tinha 15 anos, iniciou como aluna em uma das escolas de cursos profissionalizantes da marca e conquistou seu primeiro emprego ali mesmo.

Conforme foi evoluindo juntamente com a unidade, surgiu uma oportunidade de ser tornar sócia da sua primeira franquia, localizada no Jardim São Luiz, na zona Sul de São Paulo.

“Ingressei na Microlins e ali mesmo me despertou o desejo de empreender com a educação.

Minha família sempre foi muito humilde e nunca pode investir na educação das crianças, sendo que a prioridade era o sempre o trabalho.

Conhecendo a franquia, me identifiquei com a missão, a dedicação e o empenho da marca, que apresenta uma proposta genuína de realizar uma mudança na vida das pessoas, buscando melhores oportunidades por meio do ensino profissionalizante.

Hoje conto com nove escolas da rede, sendo sete em operação e duas em fase de implantação”, comenta.

As unidades somam 116 funcionários e 36 líderes que são gerenciados pela Samara.

“A marca trouxe a melhor versão de mim mesma e me sinto realizada profissionalmente como empreendedora da área da educação.

Sou suspeita para falar da rede, pois acredito no trabalho da franqueadora e busco sempre crescer junto com a empresa.

Sou mãe de três filhos, esposa e cuido dos meus pais idosos.

Muito do que tenho, conquistei junto com a Microlins.

Há muitos planos para o futuro, pois almejo estar à frente de 20 escolas da rede, abrir espaço para mais lideranças, mudar vidas e auxiliar os meus alunos a alcançarem as melhores posições no mercado de trabalho”.

 

Milon

Pertencente ao Grupo Kyly, a Milon é uma marca de vestuário infantil que, atualmente, tem 43 franqueados, dos quais 33 são mulheres que investiram e comandam uma franquia da rede.

Nayara Gomes Ferreira, de 38 anos, é fisioterapeuta e franqueada da Milon do ParkShopping em Brasília, no Distrito Federal, e do Campinas Iguatemi, no interior de São Paulo.

Ela conta que atuou durante dez anos na área de formação e iniciou a trajetória empreendedora no ano de 2019, com uma franquia de beachwear.

Em 2021, iniciou sua parceria com a Milon, marca que sempre consumiu para vestir os filhos.

Nayara sempre se identificou com o mundo infantil e percebeu na Milon uma oportunidade de trazer produtos específicos para a sua região de moradia.

Segundo a empresária, nem tudo é fácil para as mulheres empreendedoras.

“Infelizmente encontrei várias barreiras durante minha trajetória.

Passei seis meses para o estabelecimento comprar a minha ideia de levar uma marca de beachwear para um estado que não tem praia.

Desde então, tenho que provar como posso fazer a diferença no mundo empresarial.

Um conselho que dou para as mães e mulheres que gostariam de ser empreendedoras é que escute seu coração, seja forte e saiba que as dificuldades fazem parte do processo, porém não desista e sempre faça acontecer”.

 

Mr Cheney

Sandra Solobok, 48 anos, é uma profissional com uma sólida trajetória no mercado de varejo.

A empresária decidiu mudar de rumo quando percebeu a necessidade de estar mais próxima de sua família, especialmente de seu filho.

Com um desejo de conciliar sua vasta experiência com um modelo de negócio mais flexível, ela escolheu o segmento de alimentação e a franquia Mr. Cheney como a oportunidade ideal.

Hoje, com quatro unidades em operação, Sandra demonstra como uma escolha bem estudada pode levar ao sucesso: além de analisar fatores como investimento, custo de estoque, margem e giro, ela compreendeu a importância de adaptar o atendimento para conquistar seus clientes.

A franquia oferece suporte e produtos de alta qualidade, mas o verdadeiro sucesso vem do entendimento diário das nuances do negócio.

Sandra acredita que o empreendedorismo é uma escolha estratégica para mulheres que desejam permanecer ativas no mercado ao mesmo tempo em que acompanham de perto o crescimento dos filhos.

Apoiada por seu marido e ao lado de outro casal de sócios, Sandra reforça que uma gestão eficiente depende de processos bem definidos, dedicação e coragem para fazer acontecer.

A mudança para o empreendedorismo foi a melhor decisão de sua vida, e ela se sente realizada por ter tido a coragem de seguir esse novo caminho.

 

Oral Sin

Vanessa Copetti, 30 anos, é uma dentista com uma carreira consolidada, que encontrou no franchising o caminho para realizar suas ambições profissionais.

Com uma visão ampla do setor, ela decidiu empreender e abriu sua primeira clínica da Oral Sin, uma das principais redes de implantes do país.

Apesar dos desafios iniciais, Vanessa sempre contou com pessoas qualificadas ao seu lado, o que acelerou seu sucesso.

Hoje, ela administra cinco unidades da clínica, equilibrando sua vida profissional com a maternidade, graças a processos bem estruturados e uma equipe eficiente.

Seu desempenho a levou a se tornar conselheira de Gestão e Faturamento da rede, onde compartilha boas práticas e auxilia nas decisões estratégicas.

 

Peça Rara

Debora Piva de Barros Jaques, 36 anos, resolveu empreender com a franquia do Peça Rara inspirada por outras mulheres.

Primeiramente pela fundadora, Bruna Vasconi, que logo a encantou pela trajetória, história pessoal e familiar, que a fez iniciar o projeto.

Depois, por outras duas mulheres que já estavam envolvidas na franquia – uma já com loja própria e a outra, em processo de abertura.

Ela se viu nessas mulheres potentes, mães e pilares da família se realizando pessoalmente e profissionalmente através do universo da franquia e se senti confiante em fazer parte disso.

Afinal, como mãe também, a franqueada caminhava em busca de mais flexibilidade e autonomia para conciliar carreira e filhos.

“Me sinto realizada vendo tantos bons exemplos de mulheres que conseguem equilibrar tantas frentes.

A franquia é parte do caminho andado por já vir com o projeto pronto a ser implantado.

Alguém, anteriormente, já testou e teve o retorno esperado. Mesmo assim, ainda há muito trabalho complementar.

E nada melhor que a habilidade feminina para fazer parte desse setor que só cresce.”

 

Royal Face

Andrezza Fusaro, 45 anos, apaixonada pelo setor de beleza criou um “império da estética”, fundando em Curitiba a rede Royal Face.

Pioneira em harmonização facial, a Royal Face, com a ideia de Andrezza, revolucionou o segmento de tratamentos estéticos com o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso a um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado.

A rede atualmente faz parte do Grupo SMZTO com mais de 270 unidades em todo o País, tendo como sócios a atriz Flávia Alessandra e o comunicador Otaviano Costa.

A Royal Face é filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e atua desde 2018 no sistema de franquias com dois modelos de negócios: Slim e Premium e com mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais.

 

Rockfeller Language

A Rockfeller Language se destaca pela forte presença feminina: 70% da rede é composta por mulheres na gestão, seja individualmente, em parceria com sócias e sócios (maridos ou não) ou como gestoras. Iara Dietrich, 62 anos, é um exemplo inspirador de liderança feminina no franchising.

Como avó de cinco netos e mãe de três filhos, ela equilibra com habilidade a vida pessoal e profissional.

Sua trajetória começou como professora de espanhol, mas o espírito empreendedor a levou a realizar o sonho de abrir seu próprio negócio.

Hoje, Iara é franqueada da Rockfeller, onde atua como líder ao lado de sua filha mais velha, Maria Clara, que é sua sócia e diretora comercial.

 

5àsec

Formada em Administração, Caroline Rembowski, de 40 anos, atuou por anos com e-commerce.

Após a chegada da sua segunda filha e retorno da licença maternidade, a administradora foi desligada na empresa onde atuava.

Com as responsabilidades da maternidade, Caroline carregava o sentimento de culpa por perder importantes atividades das suas filhas enquanto trabalhava e, mesmo ainda atuando como funcionária de uma companhia, comentava com o marido sobre ter mais tempo com as crianças.

Franqueada da 5àsec há cinco anos, a história da maior rede de lavanderias e de Rembowski se alinharam após ela perceber que unidade da marca no seu bairro localizado no Alto da Boa Vista, na cidade de São Paulo, tinha sido fechada.

Foi então que o marido de Caroline entrou em contato com a empresa para verificar o que havia acontecido.

Descendente francês, ele já conhecia a 5àsec e sua trajetória do mercado.

Ao saber da disponibilidade na região para abertura de uma nova operação, Caroline, em acordo com o marido, decidiu apostar no negócio em 2019.

A abertura da primeira loja foi o ponta pé inicial na busca da independência financeira e flexibilidade de tempo para cuidar das filhas.

Atualmente, a empresária conta com quatro operações da 5àsec, todas na capital paulista.

“Trabalho desde os 17 anos e não era uma opção ficar em casa para me dedicar à maternidade.

A chegada da 5àsec em nossas vidas foi fundamental para que eu conseguisse meus ganhos financeiros e ter condições de acompanhar o crescimento das minhas filhas”.

 

Fonte: DFreire

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