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Franquia alcança excelência no mercado através de treinamento de qualidade para os funcionários

30/08/2024 | Publieditorial

Os treinamentos ajudam a qualificar os funcionários e manter o padrão de qualidade da rede, o que atrai e fideliza clientes

Saber treinar os funcionários é importante para qualquer empresa, pois o treinamento faz com que o colaborador desempenhe com maestria sua atividade, melhorando suas habilidades técnicas e aumentando consequentemente a produtividade e o faturamento da empresa.

O treinamento deve estar presente desde o início da operação, sendo o primeiro contato do franqueado com a cultura da franquia, onde ele deve aprender sobre a rotina e a operação da empresa e passa a ter conhecimento sobre as bases administrativas da gestão da unidade.

As capacitações podem ser realizadas por meio de workshops com líderes da franquia, treinamento prático, que são feitos no local onde as tarefas são executadas, palestras, avaliações de desempenho e feedbacks, além de job rotation, onde os funcionários aprendem um pouco sobre todas as funções realizadas na rede.

 

Treinamento inicial

No caso da Dona Help, uma franquia especializada no setor de limpeza, o treinamento para os franqueados é feito em dois dias de forma online, no Curso de Formação para Novos Franqueados, que conta com os ensinamentos dos especialistas e diretores da rede.

“O treinamento contempla toda a transferência de know how e segredos do modelo de negócio, com módulos que são essenciais para que o franqueado possa gerir a unidade”, explica Jéssica Ramalho, fundadora e CEO da marca.

Como a responsabilidade de contratar os funcionários é do próprio franqueado, ele precisa receber a capacitação necessária para escolher bem seus colaboradores.

Por conta disso, a Dona Help oferece treinamentos de gestão de pessoas, que inclui os processos, documentos e arquivos para a contratação dos funcionários, além de disponibilizar um banco de currículos com os melhores perfis que podem ser contratados pelo franqueador.

 

Treinamento dos funcionários

Não somente o franqueador deve receber os treinamentos, mas também os funcionários que serão contratados devem receber a capacitação, sobretudo para manter o padrão de qualidade da rede.

Pensando nisso, a franquia oferece um treinamento prático online com uma Help Master, uma especialista de limpeza, com o objetivo de orientar os funcionários para que façam um bom trabalho.

Os franqueados e colaboradores têm flexibilidade para assistir as capacitações de onde e quando quiserem.

As capacitações são divididas em duas.

Uma delas é a Help School, que capacita os colaboradores e franqueados de forma contínua.

Já o Help Cast é um podcast mensal com especialistas e franqueados para compartilhar conhecimentos e trazer interação e networking entre todos os membros da franquia.

 

Treinamento dos setores

Além disso, a franqueadora fica responsável pelo treinamento de todos os setores da nova unidade, desde o suporte até a expansão.

São oferecidos cursos de formação online ou presencial, em conjunto com manuais detalhados que ficam disponíveis no sistema para que os franqueados possam consultá-los assim que for necessário.

“Esses materiais são projetados para fornecer conhecimento especializado, técnicas atualizadas e diretrizes operacionais, assegurando que cada unidade possa operar com eficiência e manter a qualidade consistente em todos os aspectos do negócio”, conta a CEO.

 

Treinamento de reciclagem

Esse tipo de capacitação é oferecida logo após a entrada de mais franqueados na rede ou depois que alguma mudança nos produtos ou serviços foi implementada.

O principal objetivo desse tipo de treinamento é manter o padrão da rede, que pode ficar comprometido depois das mudanças citadas anteriormente.

Os treinamentos são realizados em sessões periódicas de atualização e incluem treinamentos presenciais ou online, além da disponibilização de manuais e guias para que todos os colaboradores fiquem por dentro das novidades relacionadas a procedimentos e ofertas.

 

Treinamentos específicos

A Dona Help também oferece treinamentos específicos para desenvolver habilidades essenciais para quem busca investir em uma franquia.

Capacitações que buscam aprimorar a liderança, resolução de conflitos e gestão de equipes são oferecidas para que o trabalho se torne mais harmonioso e eficiente, garantindo o sucesso das unidades.

“Além dos treinamentos regulares e de reciclagem, a Dona Help Franquias também se dedica a promover uma cultura de aprendizado contínuo e inovação.

A franquia incentiva a participação dos franqueados em eventos do setor, feiras e conferências, proporcionando oportunidades adicionais para networking e atualização sobre tendências de mercado”, reforça Jéssica.

 

A franquia

A marca se preocupa em oferecer um bom treinamento tanto para os funcionários quanto para os franqueados, procurando garantir a excelência dos serviços prestados, já que um treinamento eficaz assegura a padronização dos procedimentos da rede, além de garantir maior qualidade no atendimento, o que fortalece a imagem da franquia, deixando os clientes satisfeitos.

Os franqueados que estão passando pelos treinamentos atestam o compromisso da franqueadora com o sucesso de seus colaboradores.

Para Priscilla Filgueiras, que está em processo de abrir uma unidade da franquia em Londrina (PR), o treinamento respeita o ritmo de cada franqueado e traz uma metodologia que esclarece todas as dúvidas dos franqueados.

“Iniciamos a franquia cheios de dúvidas.

Como é uma área que nunca trabalhamos, questões técnicas e práticas são nosso maior gargalo.

Tínhamos também dúvidas burocráticas, que são naturais na abertura de uma nova empresa.

No treinamento tivemos ampla orientação contábil e jurídica, questões que eu enxergo como essenciais para o futuro saudável da empresa”, explica a franqueada.

A empreendedora ainda conta que as aulas técnicas sobre o uso de produtos de limpeza e equipamentos foram essenciais para que ela entendesse que não é necessário saber tudo sobre o ramo, mas que, pelo contrário, ela poderia contar com o apoio da franqueadora para isso.

“Diante de um treinamento tão completo que tivemos inicialmente, as expectativas para o futuro ficaram altas.

Queremos aprender mais e mais e crescer em conhecimento à medida que o negócio for se desenvolvendo.

Sabemos que essas capacitações futuras serão oportunidades de grandes saltos de qualidade e fortalecimento da nossa Dona Help.

Estamos muito entusiasmados”, finaliza Priscilla.

 

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*Por Publieditorial