De quem é a responsabilidade do sucesso da franquia?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
sucesso da franquia

De quem é a responsabilidade do sucesso da franquia?

21/06/2024

Quando falamos do sucesso da franquia, a tendência das pessoas é sempre concentrar grande parte do mérito na visibilidade da marca e nos padrões de qualidade dos produtos e serviços da franquia.

Sem dúvida, são empresas e modelos com grande potencial de mercado.

Por outro lado, para que a parceria entre marca e franqueado dê certo, é essencial conhecer as responsabilidades de cada um ao longo dessa relação de longo prazo.

A franquia bem sucedida é resultado do bom desempenho desses papéis, não só na montagem e na abertura da loja, mas também no dia a dia.

A atuação do franqueado vai muito além dos benefícios objetivos que a marca proporciona.

O franqueador tem responsabilidades que abrangem mais do que conceder a franquia e observar se o funcionamento está de acordo com os padrões da marca.

Mas o que define o papel de cada um nessa relação?

Vamos falar de informações e reflexões que vão ajudar você a se sentir ainda mais seguro para abrir uma franquia!

 

QUAL O PAPEL DO FRANQUEADO NA BUSCA PELO SUCESSO DA FRANQUIA

SER COMPROMETIDO COM OS PADRÕES DA FRANQUIA

Como sabemos, uma franquia é um negócio novo que nasce com uma série de etapas fundamentais prontas, como o plano de negócio e o plano de marketing, entre outras.

Essa é a ideia central da franquia: escalar resultados através da replicação de um modelo de sucesso entre uma rede de lojas franqueadas.

Esse modelo de negócio representa um salto de competitividade grande em relação à concorrência com quem começa um negócio do zero.

Para alcançar a rentabilidade e o payback estimados em contrato, é essencial que o investidor atue de acordo com os padrões de qualidade da franqueadora, da identidade visual às formas de abordagem e relacionamento com os clientes.

Uma grande vantagem é o comprometimento da rede de franquias em transmitir todos os conceitos e prestar o suporte necessário.

Quanto mais alinhado o franqueado estiver com os padrões da marca, maiores serão as chances de alcançar ótimos resultados!

 

COLOCAR A QUALIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO NEGÓCIO

O franqueador fornece treinamentos para gestão e as equipes operacionais para assegurar no dia a dia dentro dos padrões de qualidade estabelecidos.

Mas a preocupação com treinamentos e qualificação não deve se restringir à marca.

Afinal, a performance, seja de um negócio próprio ou franquia, é uma engrenagem que depende da eficiência de cada etapa até a entrega ao cliente e também no pós-venda.

O franqueado deve estar sempre orientado a manter suas equipes qualificadas, especialmente nos processos sob sua responsabilidade direta, que não estão no escopo de treinamento e de suporte da rede.

Dessa forma, ele preserva o nível de qualidade da franquia em toda a cadeia, fortalece o negócio e impulsiona as vendas!

 

PARTICIPAR ATIVAMENTE DO CRESCIMENTO DA FRANQUIA

O crescimento da rede de franquias é o crescimento de cada franqueado!

Muitas pessoas imaginam que as franquias são sinônimo de estruturas rígidas, que não dariam aos franqueados o espaço para contribuir com ideias e sugestões.

Mas o que acontece é justamente o contrário; as experiências e desafios locais ajudam a enriquecer a visão da marca sobre posicionamento, precificação e estratégias regionais.

Além disso, cada franqueado pode colaborar com os demais compartilhando conhecimento sobre as técnicas e processos de áreas de gestão que são de responsabilidade deles.

Não por acaso as franquias mantêm redes de relacionamento entre elas e os franqueados e também entre as unidades para promover a troca de vivências.

Participar do crescimento da franquia através do debate de ideias é uma forma eficiente de ajudar a marcar a crescer e elevar o padrão de desempenho da rede.

 

COMO A FRANQUEADORA PARTICIPA DO SUCESSO DA FRANQUIA

INVESTIR EM QUALIFICAÇÃO COMO META E COMO ESTRATÉGIA

Em uma franquia bem-sucedida, os treinamentos não devem ser apenas um meio para preparar os franqueados para exercer suas atividades com excelência; eles devem ser uma meta corporativa.

E qual a diferença nos casos?

O mesmo princípio que rege as empresas com seus funcionários: motivação.

Além de garantir que os franqueados estejam sempre atualizados, a qualificação contínua mantém a motivação na rede, reforça a parceria com a marca e aumenta a autonomia nas unidades, reduzindo o volume de atendimentos.

 

ESTIMULAR O DIÁLOGO COM OS FRANQUEADOS

Franqueados bem preparados e motivados têm sempre ótimas ideias e buscam contribuir para que a rede aperfeiçoe seus métodos e busque soluções para questões que surgem no dia a dia.

Para isso acontecer, é importante que a franqueadora estimule o diálogo.

Afinal, a rede é composta por muitas trajetórias profissionais que têm muito a oferecer em visões de negócios.

É importante entender a individualidade, buscar soluções específicas e expandi-las ao máximo para a rede, promover o surgimento de ideias e estimular o interesse e a participação dos investidores para o fortalecimento da rede que é o grande patrimônio de todos!

 

OFERECER UMA BOA REDE DE FORNECEDORES

Entregar produtos e serviços com o selo de qualidade da marca depende, dentre tantos fatores, do nível dos fornecedores de insumos e materiais para a produção.

E esse desafio não está apenas nas franquias de produtos; muitos serviços, como as franquias de estética, por exemplo, dependem dos insumos para realizar os tratamentos.

Por isso, a disponibilização de fornecedores homologados é um diferencial adotado por muitas redes como forma de garantir a:

  • Melhor disponibilidade para evitar compras fora da rede homologada;
  • Logística mais eficiente para reduzir custos e atrasos;
  • Excelência das entregas finais.

 

FORNECER UM SUPORTE AO FRANQUEADO EFICAZ

Não basta treinar os franqueados; é preciso prestar um suporte ágil e eficiente.

O suporte ao franqueado é um fator crucial para o sucesso, pois os consumidores exigem respostas cada vez mais rápidas e qualidade no atendimento.

A diversidade dos recursos de suporte e o uso da tecnologia são essenciais para resolver as questões com agilidade e segurança.

Essas são apenas algumas das responsabilidades em uma parceria de negócios tão importante como a franquia.

Como podemos observar, são iniciativas que visam um único objetivo: desenvolver continuamente a franquia e levar prosperidade para a marca e seus investidores.

Ficou mais interessado em empreender, veja abaixo as opções que separamos para você:

DONA HELP

Dona Help rede serviços de limpeza residencial, empresarial, condomínios e pré e pós evento, prezando sempre pela excelência e satisfação de clientes e franqueados. SAIBA MAIS

GRUPO SAGACY CONSULTORIA EMPRESARIAL

Com nossa Consultoria de A a Z é possível atender todas as áreas de uma empresa: Comercial, Financeiro, Processos e Organizacional. SAIBA MAIS

SÓ MULTAS

Invista em uma Franquia Só Multas uma empresa especializada em consultoria de direito de trânsito. Acesse o Portal do Franchising e veja os benefícios. SAIBA MAIS

MUNDO VERDE

Conheça a Franquia MUNDO VERDE no Portal do Franchising! A maior rede de lojas de produtos naturais e orgânicos da América Latina. SAIBA MAIS

CACAU SHOW

A Cacau Show é a maior rede de chocolates finos do mundo. Conheça nossos modelos de negócios e transforme, junto com a gente, o ordinário em extraordinário SAIBA MAIS

CHIQUINHO SORVETES

Uma das maiores sorveterias do País, está em expansão e você pode ser o próximo franqueado desta rede de sucesso: conheça já a Franquia Chiquinho Sorvetes! SAIBA MAIS

SONHO DOS PÉS

Conheça a Sonho dos Pés, há mais de 30 anos Varejista de Calçados. Acesse o portal, seja um franqueado e lucre até 15% ao mês. SAIBA MAIS

MILKY MOO MILKSHAKES

O melhor milkshake do muuundo! Esta é a proposta da franquia Milky Moo, rede de milkshakes e produtos da marca. Um negócio que deu muuuito certo! SAIBA MAIS

É SEGURO CORRETORA

A única com + de 20 segmentos. Seguro, Consignado, Consórcio, Financiamento, Máquina de cartão, Energia Solar, Telemedicina, Aedes do Bem... e muito mais! SAIBA MAIS

PACÍFICO SEA FOOD

Faça parte da rede de franquias Pacífico Sea Food, o verdadeiro sabor do camarão. Veja as vantagens de ser franqueado deste delicioso negócio. SAIBA MAIS

RAGAZZO

Qual o valor da franquia Ragazzo? Veja essa e outras informações para você se abrir um negócio e ser um franqueado do Ragazzo, acesse agora. SAIBA MAIS

TZ VIAGENS

Invista em uma Franquia TZ VIAGENS, rede de agência de viagens e intercâmbio, física e online, multiserviços e multimarca. Acesse o Portal do Franchising. SAIBA MAIS

ARAMIS

O setor do vestuário masculino cresce ano a ano, já pensou em investir? Conheça a franquia Aramis Mensawear e faça parte da uma rede de sucesso. SAIBA MAIS

DRYWASH

Essa é a oportunidade para quem quer atuar no ramo da estética automotiva. Conheça já a franquia Drywash e faça parte desta rede de sucesso. SAIBA MAIS

SENSE SPA EXPRESS

Invista em uma Franquia Sense SPA Express. Primeira rede do Brasil especializada em Massagens Relaxantes e Terapêuticas. Acesse já o Portal do Franchising. SAIBA MAIS

ALERGOSHOP

Franquia Alergoshop: seja especialista em oferecer saúde à pessoas que sofrem com alergias. Ótima oportunidade de negócio, saiba mais. SAIBA MAIS

5ÀSEC

Invista em uma Franquia 5 À SEC e faça parte da rede líder em franquias de lavanderias no mundo. Confira tudo aqui SAIBA MAIS

CAFÉ CULTURA

Somos uma rede com 20 anos de mercado. (E)levamos e (e)coamos a experiência do café especial brasileiro entregando sabor e experiência aos nossos clientes! SAIBA MAIS

TERÇA DA SERRA CASA DE REPOUSO

Invista em uma Franquia Terça da Serra Casa de Repouso. Uma rede de hospedagem e Day Care para idosos presente em diversas cidades do país. SAIBA MAIS

MORANA

Invista em uma Franquia MORANA, uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil. Acesse o Portal do Franchising e veja mais informações. SAIBA MAIS

PUKET

Invista em uma Franquia PUKET, uma das maiores redes no segmento de underwear e homewear do Brasil. Acesse o Portal do Franchising e confira os benefícios. SAIBA MAIS

LIZ LINGERIE

Invista em uma Franquia LIZ LINGERIE, uma marca internacional de alta qualidade, 100% Brasileira. Confira as vantagens no Portal do Franchising. SAIBA MAIS

JAH

O Açaí com o maior percentual de fruta do mercado! Conheça o Jah, a primeira loja de self-service de açaí e sorvetes do Brasil. SAIBA MAIS

VAI VOANDO

Conheça a Franquia Vai Voando no Portal do Franchising. Invista em um segmento em ampla expansão de mercado. Oportunidade! SAIBA MAIS

BOALI

Invista em um mercado que faturou mais de 100 bilhões em 2020 em meio a pandemia! Seja Franqueado da 1ª e Maior rede de alimentação saudável do Brasil. SAIBA MAIS

BIBI

Acesse o Portal do Franchising e conheça a Franquia BIBI. Invista em um modelo de negócio divertido, inovador e cheio de oportunidades. Saiba mais! SAIBA MAIS

AREZZO

Veja aqui informações completas sobre a Franquia Arezzo, a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina. SAIBA MAIS

VIVENDA DO CAMARÃO

Abra uma Franquia VIVENDA DO CAMARÃO. A rede oferece ao mercado a sofisticação e a qualidade do camarão a preços acessíveis. SAIBA MAIS

SÓBRANCELHAS

A Sóbrancelhas oferece serviços de estética facial e uma linha exclusiva de produtos. Se destaca pela oportunidade de negócio de alta rentabilidade. SAIBA MAIS

IMAGINARIUM

Quer uma Franquia IMAGINARIUM? Um modelo pra cada realidade de acordo com a sua necessidade e investimento. Venha conhecer nosso negócio! SAIBA MAIS

 


 

Mais conteúdo? Aqui estão outras matérias para você: