Mulheres são maioria nas redes franqueadoras

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Mulheres são maioria nas redes franqueadoras

Mulheres são maioria nas redes franqueadoras

25/09/2024

Estudo da ABF revela participação de 57% delas nas franquias

O setor de franquias no Brasil está passando por uma transformação significativa: a presença das mulheres em posições de liderança e como proprietárias de operações franqueadas nunca foi tão expressiva.

De acordo com o mais recente estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres agora representam a maioria nas redes franqueadoras, com uma participação que saltou de 46% para 57% entre 2015 e 2024, um aumento impressionante de 11 pontos percentuais.

O estudo mais recente sobre Microfranquias da ABF confirma o crescimento da presença feminina na liderança dessas redes.

A participação das mulheres como principais executivas nas marcas de microfranquias puras (com investimento inicial de até R$ 135 mil) aumentou de 12% para 18% entre maio de 2022 e maio de 2024.

Os segmentos onde as mulheres são mais proeminentes incluem Saúde, Beleza e Bem-estar (20% de mulheres líderes contra 17% de homens), Alimentação (16% contra 11%), Moda (7% contra 4%), Hotelaria e Turismo (5% contra 2%) e Entretenimento e Lazer (4% contra 2%).

Diante desse cenário, destacamos abaixo 6 marcas de franquias que têm em sua maioria mulheres a frente das unidades, que estão moldando o futuro do franchising no Brasil.

Essas empreendedoras têm se destacado não apenas por sua capacidade de gestão, mas também por suas iniciativas em promover a diversidade e inclusão em suas empresas, criando um ambiente de negócios mais justo e equitativo.

 

Posê Beleza

Criada em 2009 pela goiana Karla Gomes, a Posê Beleza conta, hoje, com mais de 40 unidades, em operação e a inaugurar, espalhadas por 11 estados brasileiros, onde cerca de 95% dos franqueados são mulheres.

Há 15 anos no mercado de beleza e bem-estar, a rede se consolida na especialização dos serviços de depilação a cera e sobrancelhas sem hora marcada, além de laser e estética, recebendo o Selo de Excelência da ABF por 9 anos consecutivos.

Além de um modelo padrão de franquia, que oferece um projeto modular que permite a expansão e diversificação do negócio, a marca acaba de lançar um formato de microfranquia quiosque, a partir de R$ 90 mil.

Esse modelo será destinado para o seu novo braço voltado para a venda de uma linha própria de dermocosméticos e produtos de beleza veganos, com foco dentro de shoppings, galerias e mercados.

Uma demanda que surgiu das próprias lojas franqueadas atuais e que terão prioridade e preferência para esse novo mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$90 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$20 mil e R$ 120 mil, a depender do modelo de negócio
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 36 meses

 

Cor & Unha

Fundada em 2012, a Cor & Unha é uma rede de salões especializada em esmaltaria com 50 unidades espalhadas pelo eixo RJ x SP, sendo que 80% dos franqueados são mulheres.

A marca pertence ao Grupo BDC – holding também detentora das redes YES! Idiomas e FOLLOW ME Idiomas.

Com investimento inicial a partir de R$ 153 mil e previsão de retorno dentro de 24 meses, a franquia da Cor & Unha prevê um faturamento médio mensal de R$ 25 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 153.500,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Previsão de retorno: 24 meses

 

YES! Idiomas

Com mais de 50 anos de história e mais de 200 escolas em 16 estados e no Distrito Federal, a YES! Idiomas, rede especializada no ensino de inglês e de espanhol, é uma franquia onde mais da metade dos seus franqueados são mulheres, totalizando 55%.

Atualmente, a marca oferece três modelos de franquias para os interessados em empreender no setor de educação.

O primeiro deles é o Modelo Educacional, voltado para instituições de ensino que desejam incorporar o padrão YES! Idiomas em um espaço de até 50m².

A marca possui um investimento inicial a partir de R$ 30 mil, com um faturamento estimado em R$ 40 mil.

  • Investimento inicial: Modelo Educacional: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: Modelo Educacional: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses para todos os formatos

 

Café Conceito

Criado em São Paulo, o Café Conceito é uma rede de cafeterias com 18 unidades espalhadas pelo estado paulista.

A grande maioria dos seus franqueados são casais, mas o público feminino segue predominante nos negócios.

Especializada em cafés especiais e lanches rápidos, a marca se intitula como a “Starbucks brasileira”, sendo a pioneira no país com o conceito de cafeteria 100% drive thru.

Além deste formato inédito, a franquia ainda oferece outras três opções de negócio para os franqueados: quiosque, loja padrão e loja expandida.

  • Investimento inicial: Quiosque: R$190 mil ; Padrão: R$250 mil ; Expandida: R$450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 14 meses a 24 meses

 

Café Du Centre

Fundada em 2014, a Café Du Centre conta com um time de franqueados em que 80% deles são mulheres.

Ela é a rede pioneira no Brasil com o conceito de cafeteria gourmet.

Entre os seus diferenciais está a combinação de oferecer um ambiente instagramável com um cardápio recheado de produtos premium e apresentações inovadoras.

Nascida em Santa Catarina, hoje a marca conta com 12 unidades presente em oito estados brasileiros (RJ, SP, MG, DF, GO, MS, PR e RS).

Atualmente, a rede apresenta três formatos de franquias aos interessados: a loja de shopping, que requer o investimento inicial a partir de R$ 500 mil; a loja de rua, a partir de R$ 400 mil e o quiosque, a partir de R$ 300 mil.

  • Investimento inicial: Loja de Shopping: a partir de R$ 500 mil / Loja de rua: a partir de R$ 400 mil / Quiosque: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: em torno de R$150 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 18 meses

 

Fonte: Broto Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS