Quando demos os primeiros passos como líderes de uma marca que caminha para duas décadas de existência, sabíamos que a margem para erro é pequena quando se precisa inovar.
Os cosméticos produzidos a partir da semente de uvas, desenvolvidos pela minha irmã Patrícia, chamaram a atenção dos primeiros clientes.
Era preciso chegar a mais deles.
As primeiras entregas foram realizadas de porta em porta no meu carro particular.
Era preciso fazer um sonho gigante caber em um porta-malas.
De lá para cá, crescemos.
Adotamos o modelo de franquias e já chegamos a mais de 10 estados com mais de 50 lojas e quiosques da Empório Essenza, oferecendo o bem-estar e os aromas da Serra Gaúcha em produtos para o corpo e a casa dos nossos clientes.
O momento permite mais.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o país registrou um aumento de 7.473 operações de franchising em relação ao mesmo período de 2023, totalizando 191.376 operações.
O crescimento do faturamento foi de 19,1%.
Mas expandir uma rede de franquias não é apenas abrir novas unidades.
É preciso que o mesmo cuidado e zelo com que planejamos os primeiros passos seja compartilhado por aqueles que enxergam nesse modelo a oportunidade de estar à frente do próprio negócio.
Identificar e selecionar os franqueados certos é crucial.
Temos investidores de todos os perfis: aposentados que querem seguir ativos, casais jovens que desejam ter seu próprio negócio, clientes satisfeitas que agora querem estar do outro lado balcão.
Cada um traz suas próprias expectativas e necessidades, e é nosso dever fornecer o suporte adequado para cada um deles.
Quando somos procurados por um possível novo franqueado, firmamos como primeiro consenso a segurança — resguardando ambas as partes.
É importante que não se incentivem “aventuras”.
Em um primeiro momento, o crescimento desenfreado, sem considerar a capacidade de suporte e a viabilidade dos novos mercados, pode até inflar os números de uma franquia.
Porém, mais adiante, gera o risco de prejudicar franqueados que não estavam aptos a sustentar os empreendimentos de forma adequada e com visão de longo prazo.
Não existe milagre; apenas o resultado de um trabalho comprometido com a excelência, baseado em uma gestão sólida e obstinado em atender as expectativas dos clientes.
O verdadeiro motor do sucesso é a forma como as franquias lidam com a expansão.
Não apenas para o crescimento da marca, mas também para a construção de uma rede de franqueados satisfeitos e comprometidos.
*Por Cássio Foresti – Diretor de Expansão da Empório Essenza
Fonte: Critério